Pernambuco

Pernambuco tem 348 mil microempreendedores

Diante das dificuldades encontradas no mercado de trabalho formal, seja por falta de oportunidade, seja por remuneração abaixo do salário mínimo, muitos trabalhadores encontraram no empreendedorismo a saída para garantir o sustento de sua família. É o caso da jornalista Glauce Gouveia, de 51 anos. Ela já foi repórter e editora de grandes jornais do Estado, teve carteira assinada, mas encontrou a felicidade, em meio à crise, ao produzir pães com receitas especiais. Glauce se reinventou e se tornou uma das 348 mil microempreendedoras ativas em Pernambuco.
De janeiro até esta segunda-feira (26) de outubro, 65 mil Microempreendedores Individuais (MEI) foram constituídos. A ex-jornalista Glauce – filha, mãe e agora empreendedora – também é uma das 250 mil mulheres que estão envolvidas em um novo negócio neste ano no Estado, segundo números da Junta Comercial de Pernambuco.



Dona do seu próprio negócio e formalizada como MEI, Glauce iniciou sua carreira empreendedora no mundo dos cosméticos. Em decorrência da Covid-19, como a beleza deixou de ser prioridade, ela decidiu se renovar, aprender tudo novo, sempre gostou de mudanças. “Eu já havia deixado o Jornalismo em 2018. Foi quando comecei a fazer marketing multinível com o Grupo Hinode. Mas, com a pandemia as coisas ficaram difíceis”, frisa, acrescentando que vai mudar o MEI para o ramo de alimentos.
Enfrentando uma nova jornada, Glauce conta como conseguiu mudar de ramo em questão de meses e ainda se sentir mais satisfeita, mesmo acordando todos os dias às 5 horas da manhã e fazendo tudo sozinha, desde os pães, a publicações através do Instagram @paodegau, atendimentos e entregas.




“Trocando receitas com primas em um grupo de WhatsApp, resolvi tentar um pão que uma prima enviou. Totalmente por fora de tudo, usei fermento químico e farinha com fermento. Ficou uma pedra. Como gosto de cozinhar, me senti desafiada. Tentei outra vez, com farinha sem fermento. Duro outra vez. Fui então olhar no Youtube como fazer pão. E me vi num mundo novo. Fiz o primeiro com o fermento certo – o biológico – e meu pão ficou perfeito. Passei a ver vários vídeos de receitas diversas e fui criando as minhas. Fazia, e dava para amigos e parentes provarem. Gostaram tanto que começaram a me encomendar. Resolvi fazer para vender porque parece que encontrei algo que pode crescer, me sustentar e ainda me dar paz e prazer”.
Para o secretário do Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, Glauce é um exemplo de motivação para todos os que sonham em empreender e construir seu próprio negócio. “Fico entusiasmado com histórias como a de Glauce, que não desistiu e encontrou em suas dificuldades uma janela aberta para a mudança de vida. O mundo do empreendedorismo pode parecer desconhecido e assustador para muitos, mas buscando o conhecimento, se qualificando e persistindo no que acredita, é uma receita muito difícil de dar errado”, afirma o secretário.




Saiba mais
O Expresso Empreendedor oferece a quem quer empreender a oportunidade de se formalizar e desenvolver seu pequeno negócio. Nas unidades, é possível aprender sobre os benefícios de ter um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), acesso a orientações, cursos e palestras sobre gestão empreendedora e orientação para solução de problemas empresariais, além de informações sobre linhas de microcrédito produtivo. O serviço conta com a parceria da Agência de Empreendedorismo  de Pernambuco (AGE), da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os serviços prestados são:
Fechamento/baixa, Formalização do Microempreendedor Individual (MEI), Alteração de dados, Orientação Empresarial, Palestras, oficinas e cursos, Orientação para Abertura de Empresas, Emissão de documentos (DAS, CNPJ, Certidão e etc.), Declaração Anual de Faturamento, Orientação ao empreendedor, Orientação para capacitações do Sebrae, Orientação Contábil, Abertura de empresas, Alterações das empresas de processos abertos no Expresso, Informações e orientações sobre linhas de crédito, Cadastro e agendamento de visitas pelo agente de crédito.




As unidades estão localizadas em:
RECIFE – Unidade do Expresso Empreendedor Recife Centro
Rua da União, 293 – Recife – PE
Contato: (81) 3183.7232 e (81) 3183.7257
Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 13h
IPOJUCA – AgênciaMais
Rua Mário da Costa Monteiro, 95, Centro – Ipojuca – PE
Contato: (81) 3561-1946
Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 13
CARUARU – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC
Rua Armando da Fonte, 15, Térreo, Maurício de Nassau – Caruaru – PE
Contato: (81) 3725-7600
Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 13h
PETROLINA – Agência do Trabalho do Centro de Convenções
Av. Tancredo Neves, s/n, 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho – Petrolina – PE
Contato: (87) 3866-9815
Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 13h
SALGUEIRO – Expresso Cidadão
Av. Antônio Angelim, N 570, no 1ª andar – Salgueiro – PE
Contato: (87) 3871.8975
Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 17h




Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *