Notícias

Secretaria de Saúde organiza operação especial para o São João 2016


Já está tudo pronto para a “Operação São João com Saúde”. A Secretaria de Saúde de Caruaru organizou toda equipe de recursos humanos que irá dar suporte aos forrozeiros que frequentarão a festa. Haverá reforço médico,de pessoal de enfermagem e de pessoal de apoio administrativo. Foram providenciados estoques estratégicos de material hospitalar, de medicamentos e disponibilizadas ambulâncias, além disso, serão distribuídos mais de 250 mil preservativos e material educativo, para prevenção da Aids e das doenças sexualmente transmissíveis.

No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, principal polo de animação, os forrozeiros terão suporte emergencial e podem brincar tranquilamente. A Secretaria montou uma estrutura especial de atendimento em saúde com posto para primeiros socorros, verificação de pressão arterial, aplicação de soro glicosado, fisiológico e ringer lactato, além de atendimento médico, prescrição de medicamentos, injeções e oxigenoterapia. “Também contamos com uma ambulância para remoção de pacientes que necessitarem de atendimento especializado. O SAMU também terá escalas específicas todos os dias de festa com equipes preparadas para dar suporte básico à vida, nos casos necessários.”, explica Ana Elisabete, Diretora da Atenção Especializada.

A Operação São João  com Saúde, também montou, no Pátio de Eventos, uma importante ferramenta de emergência, a Sala Vermelha, que estabiliza pacientes graves. No local, há equipamentos de monitoramento cardíaco, ventilador mecânico, material de intubação, oximetria de pulso e desfibrilador para as  urgências. Só no polo principal, Pátio de Eventos, serão disponibilizados de sexta a domingo, e principais dias de festa, cerca de 300 Profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem,  enfermeiros, médicos e pessoal de apoio, em sistema de revezamento.
 
Todas as unidades de saúde, tanto do município quanto do estado, estarão funcionando com equipes de plantão 24h, reforçadas com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais. “Caruaru dispõe da UPA do Vassoural, Policlínica do Salgado, Hospital Manoel Afonso e Hospital do Coração. Essas unidades estão abertas 24h e teremos uma força-tarefa para atender com qualidade o turista e moradores da cidade. Reforçando esse time de unidades de emergência, contamos com a parceria do governo do Estado, com o Hospital Regional, Hospital Mestre Vitalino e UPA 24 horas.”, destacou Elisabete.


VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Para garantir um ambiente saudável, equipes da Vigilância Sanitária atuarão espalhadas pelos principais polos de animação. As fiscalizações em restaurantes, barracas e bares começarão no dia 04, e acontecerão todos os dias. “Todas as barracas receberão um adesivo com um número de série e o número do whatsApp da vigilância sanitária, para que as pessoas que notarem irregularidades, possam denunciar, imediatamente uma equipe irá ao local.”, ressaltou Paulo Florêncio, Diretor da Vigilância Sanitária. Assim como no ano passado, a Vigilância estará munida com tablets, mapeando toda a área de fiscalização. As autuações serão on line e isso facilitará a ação dos trabalhadores. O objetivo é verificar a qualidade do alimento que chega ao pátio de eventos e evitar que se contamine, ou deteriore causando doenças. 

ALTO DO MOURA – O esquema de pronto atendimento funcionará no polo do Alto do Moura aos sábados e domingos e principais dias das festas; uma equipe de técnicos de enfermagem das Motolâncias do SAMU dará suporte operacional e acionará uma ambulância de suporte básico para realizar o translado de pacientes entre o foco da festa às unidades de emergência, caso seja necessário.

PREVENÇÃO DA AIDS: Mais de 250 mil preservativos estarão disponíveis para distribuição ao longo dos festejos. Durante toda semana, o COAS estará aberto das 7h às 11h, realizando testes rápidos e atendimento especializado com médicos, psicólogos, enfermeiros e bioquímicos. O endereço é rua Coronel Limeira, 189, Centro.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO: O SAMU também participará da Operação São João, juntamente com a DESTRA, DETRAN, PRF, PM e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de conscientizar os motoristas e pilotos de motos sobre as medidas de prevenção de acidentes, obedecendo às leis de trânsito e evitando o uso de bebidas alcoólicas e direção de veículos. A operação fará Blitz com abordagens educativas em vias estratégicas da cidade durante todo o mês de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *