LazerNacionalNordesteNotíciasPernambuco

Governo diz que deve concluir obra emergencial na pista do aeroporto de Noronha até 30 de novembro; pousos seguem restritos

As obras emergenciais de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha devem ser concluídas até o dia 30 de novembro. A informação foi divulgada em nota pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, que afirmou ter iniciado os serviços com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no final de semana.

O g1 solicitou autorização para acompanhar a realização da obra, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. A Anac proibiu de pousos de aviões de grande porte, desde 12 de outubro, por causa das condições da pista do terminal.

Por conta da determinação, a Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. Donos de mercados e farmácias relataram dificuldade de conseguir transportar produtos e desabastecimento, enquanto pousadas, táxis e locadoras de veículos registram queda de movimento.



Na nota, a secretaria explicou que as obras de requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha consistem em duas frentes. A primeira é a recuperação emergencial da pista de pouso e decolagem, que está em execução e foi orçada em R$ 1,2 milhão.

Apesar de o trabalho ter iniciado no final de semana, o governo alega que o calendário do serviço teve início no dia 6 de outubro, com a mobilização de trabalhadores e materiais. No dia 7 de outubro, a reportagem no g1 esteve na pista e a obra não havia começado, eram feitos apenas os serviços rotineiros da Dix, empresa responsável pelo aeródromo.



A secretaria disse, ainda, que as intervenções foram divididas em etapas e estão sendo realizadas em período noturno para não interferir na movimentação de voos no aeroporto.

A nota apontou que, atualmente, são cinco frequências diárias, mas, a partir de novembro, o local passará a contar com dez voos diários regulares entre o Recife e a Ilha.



A segunda intervenção, segundo a secretaria, é a que inclui a readequação de capacidade da pista, requalificação do pavimento, sistema de drenagem e implantação de sinalização. Esse trabalho tem prazo de conclusão de 12 meses, mas não foi dada data para início.

Por g1 Pernambuco.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *