Notícias

Debate da Globo do 2º turno: Raquel e Marília poderão usar tempo livremente em todos os blocos

A Globo transmite o último debate do segundo turno entre as candidatas ao governo de Pernambuco na quinta-feira (27). O debate, mediado por Márcio Bonfim, vai ao ar depois da novela “Travessia”, a partir das 22h. Você pode acompanhar ao vivo pelo g1, na TV Globo, no Globoplay e na rádio CBN do Recife e de Caruaru.

Participam do debate as candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade). As duas disputam o segundo turno das eleições no domingo (30).

O debate será realizado no estúdio da TV Globo, no Recife. As regras do programa foram aprovadas pelas assessorias das duas candidatas.



Banco de minutos
Neste debate, as candidatas terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidata preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para o outro.

No primeiro bloco, por exemplo, cada uma receberá o tempo de 15 minutos. Se a candidata usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pela adversária.

Blocos
O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.

Confira a seguir a divisão dos blocos:



Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidata terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas;
Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidata terá direito a escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Globo. Neste bloco, as candidatas terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;
Terceiro bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, as candidatas terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas;
Quarto bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que as candidatas terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, as candidatas também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.
Direito de resposta
A candidata que sofrer uma ofensa pessoal da adversária pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com a candidata levantando a mão para o mediador.

A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, a candidata terá um minuto para responder às ofensas.

Eventual ausência
Em caso de ausência de uma das candidatas, será realizada uma entrevista de 30 minutos com aquela que comparecer.



Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão.

Primeiro turno
O primeiro turno das eleições de 2022 ocorreu no dia 2 de outubro. Marília recebeu 1.175.651 votos (23,97% dos votos válidos), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58% dos válidos). É a primeira vez que Pernambuco terá uma governadora eleita.



Por g1 Pernambuco.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *