Notícias

Alunos da Escola Guiomar Lira visitam Aterro Sanitário de Caruaru

A aula de hoje para os alunos da Escola Municipal Guiomar Lira foi sobre reciclar e preservar o meio ambiente. Isso porque as crianças do 3º e 4º ano ampliaram os conhecimentos vistos na sala de aula em uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Caruaru. Cerca de 30 alunos conheceram as instalações na manhã desta quarta-feira (01) e puderam observar as etapas de tratamento e separação correta do lixo domiciliar.
A iniciativa partiu das professoras do 3º e 4º ano da instituição, que lecionam a disciplina de Ciências. “Estávamos estudando sobre saneamento básico e cuidado com o tratamento do lixo, com o foco na coleta seletiva. Pensamos imediatamente em trazer os alunos para conhecer o Aterro Sanitário municipal, que é exemplo no Estado”, explicou Rosemery Severina, professora da turma do 3º ano.
Os alunos conheceram todos os departamentos: o sistema de compostagem e a máquina trituradora, que tritura fragmentos de galhos e troncos de árvores para fazer adubo; as células de exposição, onde o lixo é despejado, compactado e coberto com camadas de piçarro; a estação de tratamento de chorume, que evita a contaminação dos lençóis freáticos e o centro de triagem, que dará início a implantação da coleta seletiva em Caruaru. A professora do 4º ano, Elisângela Florêncio, destacou a importância das crianças entenderem desde cedo a necessidade de tratar corretamente o lixo: “É preciso conscientizar nossas crianças para que elas possam entender qual o cuidado correto com os resíduos e possam praticar esses conhecimentos em casa e na vizinhança”, comentou.
O engenheiro ambiental Emerson Willian, responsável pelo Aterro Sanitário, acompanhou todo o percurso da visita e preparou para as crianças um espaço para plantação de mudas. “Além de aprender o cuidado correto com o lixo, elas descobrem como plantar árvores é importante para a preservação ambiental. São iniciativas que, em conjunto, geram muitos resultados”, destacou.
Maurício Silva, diretor de Limpeza Urbana, aproveitou a oportunidade para parabenizar a escola pela iniciativa: “O Aterro Sanitário sempre recebe estudantes universitários que pesquisam e tiram suas dúvidas sobre o tratamento do lixo no município. Mas, essa é a primeira vez que recebemos uma turma infantil. Parabéns à escola pela ação”.
Na tarde desta quarta-feira, outras turmas da Escola Municipal Guiomar Lira também visitaram o espaço. Na próxima sexta (03), é a vez dos estudantes da Escola Dom Vital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *