Notícias

Batalhão de limpeza atuará nos polos do Maior e Melhor São João do Mundo

Um exército de pessoas já está convocado. O Maior São João do Mundo será mais uma vez exemplo no quesito limpeza. E pensando nisto, as estratégias já estão prontinhas, à espera do início dos festejos juninos. As equipes da Diretoria de Limpeza receberão pelo segundo ano consecutivo o importante apoio da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru – ACRSC e, juntos, em parceria com a população, é claro, farão novamente o melhor, mais limpo e ecologicamente correto São João do Mundo.


Além do recolhimento do lixo, desde o mês de maio foram intensificados os trabalhos de capinação, varrição e pintura de meio fio. Durante o período de festejos, também será realizado o banho de cheiro nos seis polos de animação. O Pátio de Eventos, por exemplo, será varrido sempre bem cedo e, em seguida, será feita a lavagem. Durante todo o dia, equipes de varrição farão o trabalho de manutenção da limpeza para receber o público forrozeiro à noite.

O Pátio de Eventos, Forró do Candeeiro, Polo Mestre Vitalino, Polo Azulão, Polo das Quadrilhas, Polo do Repente e Alto do Moura serão limpos diariamente, por mais de uma vez. O Alto do Moura, por exemplo, receberá novas lixeiras. É importante lembrar que em cada polo haverá o auxílio de lixeiras e os catadores de recicláveis também trabalharão recolhendo esses materiais que podem ser reaproveitados.

Ao todo, serão 150 componentes da equipe da empresa Locar, 15 catadores de resíduos, 22 máquinas, 40 tambores de coleta e 50 jogos de lixeiras seletivas – os famosos ecopontos -, que farão a linha de frente da guerra contra a sujeira. “No ano passado, tivemos resultados muito significativos e vamos trabalhar para mais uma vez fazermos uma festa bonita e limpa. Para isto, contaremos mais uma vez com o apoio da população”, explica o diretor de Limpeza Urbana, Maurício Silva.

Com o auxílio das máquinas, o trabalho, que antes iniciava às 5h e perdurava até às 10h, passa a ser realizado com mais eficiência. Com o auxílio das máquinas, às 8h os trabalhos estarão concluídos e as equipes vão para as ações rotineiras nos demais pontos da cidade e zona rural. “É sempre bom contar com reforço. As máquinas são importantes para a festa e para a cidade toda, que não pode ser prejudicada por conta dos festejos”, pontua Silva.

ECOATITUDE – Durante o período junino, equipes do projeto Ecoatitude realizarão ações de conscientização todas as sextas-feiras, no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, com a distribuição de sacolas para o deposito do lixo no primeiro horário. Também haverá uma ação educativa. Será estimulada a redução de desperdício de água, energia, entre outros itens.
COLETA SELETIVA – Com o objetivo de separar o lixo, foram instalados pontos de coleta seletiva em todos os polos.  A ação vista facilitar a identificação dos materiais que seguirão para a reciclagem. Por isso, é importante a conscientização dos forrozeiros em jogar o lixo no local certo. “A cada ano as pessoas tem nos auxiliado com a separação dos materiais recicláveis, mas ainda encontramos muito lixo espalhado e depositado em coletores incorretos”, explica Maurício Silva, diretor da Diretoria de Limpeza de Caruaru. A inciativa é fruto de uma parceria com a Associação dos Catadores de Caruaru. Lembrando que as lixeiras azuis são para coleta de papel/papelão, amarelas para metais, verdes para vidros e vermelhas para plásticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *