Você sabia? 30 de janeiro é o dia da saudade!

Esse sentimento que todo mundo já experimentou e que poetas e escritores já trataram em verso e prosa recebeu uma data especial no calendário: 30 de janeiro.




Em português, a palavra “saudade” tem um significado quase romântico, embora saibamos que às vezes esse sentimento não é muito agradável, afinal quem sente falta de alguma coisa ou não consegue estar perto de alguém por algum motivo se sente triste. Segundo o Dicionário Aurélio, saudade é

Substantivo feminino: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.




Você conhece a origem da palavra saudade? O termo vem do latim solitas, cujo significado é solidão. Existem alguns mitos e curiosidades sobre a palavra saudade, que muitos acreditam ser exclusividade da língua portuguesa, mas não é bem assim.

Até seria interessante se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão bonito e expressivo, mas a verdade é que ele existe em outros idiomas, embora tenha sido considerado por uma empresa britânica, que ouviu diversos tradutores, a sétima palavra mais difícil de se traduzir.

Isso acontece porque muitas palavras, de acordo com o país, cultura e outros fatores, adquirem diferentes significados. Para comprovar isso, a palavra saudade recebe um termo exato em polonês: tesknota. Ela também consta no léxico alemão, sehnsucht, e apresenta praticamente o mesmo valor da nossa saudade.




Deixe uma resposta