AgresteBolsonaroCaruaruEconomiaEducaçãoEleiçõesLulaLulaNacionalNordesteNotíciasPernambucoPoliticaRaquel Lyra

Ipec em Pernambuco: Raquel tem 50% no 2º turno, e Marília, 42%

Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (11), encomendada pela Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem 42%. Este é o primeiro levantamento para o governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições.

As entrevistas foram feitas entre domingo (9) e esta terça-feira (11). Foram ouvidas 2.000 pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022.

De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília, 46%.

Raquel Lyra (PSDB): 50%
Marília Arraes (Solidariedade): 42%
Branco e nulo: 4%
Não sabem/não responderam: 3%



Nos votos válidos, o levantamento apontou que Raquel Lyra tem 54%, e Marília Arraes, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno, Marília recebeu 1.175.651 votos (23,97%), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Intenção de voto – (espontânea – votos totais)
O levantamento também questionou os eleitores em quem votariam para governador, sem apresentar nomes. Raquel Lyra obteve 37%, e Marília Arraes, 31%. Além disso, 2% disseram que iriam votar em “outros”; 7% pretendem votar branco ou nulo; e 23% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição das candidatas. A sondagem mostra que 32% dos eleitores pernambucanos não votariam de jeito nenhum em Marília, e 18% não votariam de jeito nenhum em Raquel.



O levantamento anterior do instituto, divulgado na véspera do 1º turno, em 1º de outubro, indicou que Marília tinha 22% de rejeição, e Raquel, 10%.

Expectativa de vitória
O Ipec perguntou, ainda, quem os eleitores acham que vai ganhar a eleição, independentemente da intenção de voto. Veja o resultado:

Raquel Lyra (PSDB): 49%
Marília Arraes (Solidariedade): 41%
Não sabem/preferem não opinar: 9%
Intenção de votos para presidente
A pesquisa ouviu também os eleitores de Pernambuco sobre a intenção de voto para a Presidência da República. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.



Resposta estimulada e única, em % de votos totais:

Lula (PT): 68%
Jair Bolsonaro (PL): 25%
Branco/nulo: 4%
Não sabe: 2%

Por g1 Pernambuco.



Deixe uma resposta