AgresteCaruaruEmpregoNotíciasPernambucoPrefeitura

Caruaru obtém resultados excelentes no Índice de Cidades Empreendedoras 2022

Caruaru prossegue se destacando enquanto município brasileiro com grandes potenciais econômicos. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, que foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o município ocupou boas posições em três categorias relacionadas ao estudo: Ranking Geral, Acesso à Capital e Capital Humano. O ICE tem como objetivo nortear os gestores públicos quanto aos aspectos que necessitam ser valorizados e melhorados para impulsionar os negócios locais.

No Ranking Geral, a cidade pernambucana subiu 11 posições de 2020 para 2021, último ano este que serviu como base para elaboração do levantamento, bem como alcançou um crescimento de 25% em relação a sua pontuação: cinco.

Em relação à Acesso à Capital, Caruaru ocupou a primeira colocação dentre os municípios do Interior de Pernambuco e a segunda colocação geral também no âmbito estadual. Quanto à categoria Capital Humano, a Princesa do Agreste ficou na segunda posição ainda em PE.


Tais resultados expressivos foram comemorados pela Prefeita Raquel Lyra, que ressaltou os programas postos em prática pela Gestão Municipal em prol do fortalecimento econômico da cidade. “A pandemia da Covid-19 nos lançou o desafio para que encontrássemos alternativas que pudessem oportunizar financeiramente os nossos trabalhadores, neste período de crise. Pudemos destacar vários programas que foram implantados ao longo do último ano e que propiciaram resultados excelentes, a exemplo do Delivery Sulanca, do Delivery Caruaru, do Feira Conectada, do Qualifica EJA e do Microcrédito na Rua”, disse.

Este último programa citado por Raquel foi e continua sendo um agente importante para que a cidade obtenha boas posições no estudo do ICE, mais precisamente na categoria Acesso à Capital. Haja vista que ele vem atuando, juntamente com bancos parceiros, na concessão de microcrédito orientado a microempreendedores formais e informais, que desejam montar o seu respectivo negócio ou que querem adquirir capital de giro. Nos seis eventos da iniciativa já realizados pela cidade, cerca de 150 pessoas já foram beneficiadas, com o repasse de quase R$ 300 mil em forma de microcrédito.

Outro programa da Prefeitura de Caruaru que vem impulsionando colocações de destaque da cidade no estudo nacional, especificamente na categoria Capital Humano, refere-se ao Qualifica. Este último tem incentivado o empreendedorismo, a autonomia econômica, além da geração de receitas e de empregos, através do oferecimento de qualificação gratuitas aos caruaruenses para avanços no mercado de trabalho. Com a versão Qualifica EJA, ele também já chegou às salas de aula do município, oportunizando vários cursos profissionais a estudantes da Educação de Jovens e Adultos.


Deixe uma resposta