Notícias

Caixa suspende “centenas de milhares” de contas digitais do auxílio emergencial por suspeita de fraude

O Ministério da Cidadania enviou à Caixa Econômica Federal 1.303.127 números de CPFs para bloqueio de contas e realização de uma verificação detalhada acerca de possível inconsistência no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.



51% desses CPFs apresentam cadastro que está sob suspeita de fraude. A partir desta quinta-feira (23), essas pessoas estão sendo avisadas sobre o problema via aplicativo “Caixa Tem” e terão de procurar uma agência para esclarecer a situação, conforme mês de nascimento.

Já 49% dos cadastros apontados pelo Ministério da Cidadania estão com inconsistências cadastrais. Nesse caso, o problema pode ser resolvido de forma on-line, com envio de documentação necessária.



Se a Caixa ou o Ministério da Cidadania encontrar indício de ilegalidade, em especial na ótica criminal, o caso será imediatamente informado à Polícia Federal e os pagamentos serão suspensos.

Por meio do site auxilioemergencial.cidadania.gov.br, 91.024 pessoas emitiram Guias de Recolhimento da União (GRU) para devolver os pagamentos indevidos. R$ 83,6 milhões pagos a pessoas que não se enquadravam nos critérios para recebimento já foram recuperados.

[themoneytizer id=”16539-16″]

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *