CaruaruEducaçãoNotícias

Advogado caruaruense explica que ‘homeschooling’ não pode ser confundido com educação remota

A pandemia trouxe para a realidade dos brasileiros coisas antes nem imaginadas, como o ensino remoto para crianças e adolescentes, o ensino híbrido e a discussão sobre o homeschooling. Essa modalidade de ensino é caracterizada pelo ensino em casa, onde o estudante não tem vínculo com uma instituição de ensino e a educação é regida por pais ou responsáveis.

Apesar de que no homeschooling o aluno estude em casa, essa modalidade não pode ser confundida com o ensino remoto. Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, essa prática não é regulamentada no Brasil e, justamente por isso, foi rechaçada recentemente pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF).

Luiz Tôrres Neto explica as diferenças do homeschooling para o ensino remoto.

“Não há que se falar que o ensino remoto é o mesmo que o homeschooling. Neste, não há a participação da escola, sendo uma responsabilidade, única e exclusiva, dos pais e/ou responsáveis do estudante, inclusive quanto à contratação de professores e obediência ao conteúdo pedagógico do respectivo ano letivo. O que não ocorre com a educação remota, onde existe a participação integral da escola, assumindo, dentre outras, as responsabilidades logo acima mencionadas”, disse.

Ele também reforça a importância do ambiente escolar no desenvolvimento infantil e na socialização dos estudantes, o que não é possível no homeschooling. E atenção! A não regulamentação dessa modalidade no país pode acarretar problemas para pais e responsáveis que optarem por ela.

“Por o homeschooling ser prática não permitida no Brasil, pode se caracterizar, como consequência, a evasão escolar e o crime de abandono intelectual quanto aos estudantes de 4 a 17 anos”, conclui.

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta