Notícias

Período junino movimenta comércio de fogos em Caruaru

Com a chegada do mês de junho iniciam as comemorações do São João e como já é tradição em Caruaru, à venda de fogos de artifício aumenta nessa época. Os fogos são peças fundamentais na diversão das crianças e adultos, principalmente nas festas de bairros e comunidade que fazem fogueiras para animar a vizinhança.
Fogos Caruaru

Um dos comerciantes mais antigos que aproveita o São João para aumentar as vendas é Marcus Bezerra. Sua família comercializa os artefatos há 136 anos, há 12 ele possui uma barraca no estacionamento do Colégio Machadinho. “Nós vendemos fogos o ano todo, além de fornecemos para muitas prefeituras da região. Porém é nesse período que conseguimos ter um lucro maior. Este ano, por exemplo,  identificamos um aumento de 30% nas vendas, porém já tivemos anos melhores, mas entendemos que a crise vem atrapalhando um pouco o nosso comércio. Mesmo assim estamos satisfeitos com o movimento”, comemora Marcus. 

Para manusear os fogos são necessários alguns cuidados preventivos, principalmente quando as crianças forem utiliza-los. “Não vendemos fogos para crianças que não estejam acompanhadas dos pais, mesmo que sejam fogos mais simples, indicados para elas. Caso a criança esteja acompanhada por responsável, nós vendemos conforme as indicações de idade, pois sabemos que eles podem se machucar e evitamos esses tipos de acidentes”, ressalta o vendedor de fogos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caruaru, o mais importante é evitar a compra dos fogos em locais clandestinos. “O primeiro passo é comprar os fogos de artifício em um local autorizado, que possua alvará de funcionamento da prefeitura e vistoria do Corpo de Bombeiros. Além disto, cada produto pirotécnico possui classificação adequada por idade, de acordo com a norma do Ministério do Exército, isso deve conter na embalagem”, destaca o bombeiro, Gleyson Vilela.

Ainda, segundo Vilela, existem outros cuidados básicos. “Nunca deve-se transportar os fogos dentro de bolsos, não acendê-los próximo ao rosto, não fazer queima dos mesmos após ingestão de bebida alcoólica, jamais tentar desmontar os fogos e manter sempre as crianças longe dos locais de queima”. Ele orienta ainda que em caso de acidentes, o ideal é lavar a queimadura com água limpa e corrente, cobri-la com pano limpo e úmido, até chegar a uma unidade de saúde.

Seguem as classificações estabelecidas pelo Ministério do Exército:

Classe A – Infantil: Podem ser vendidos a menores e sua queima é livre. (sempre recomenda-se a presença de adultos para o manuseio)

Classe B- Juvenil: Podem ser vendidos a menores, mas a queima é proibida em locais fechados ou próximos demais das vias públicas.

Classe C- Adulto: Venda proibida a menor de 18 anos.

Classe D- Profissionais: Venda proibida a menor de 18 anos. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente, no caso, Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *