CuriosidadesNordesteNotícias

24 de abril: Dia Internacional do Milho

O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta. Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.

Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas. Quando falamos de milho, aqui em Caruaru, logo associamos ao período junino e suas festas tradicionais. Mas, sempre é possível ter o milho, e os produtos vindos dele, o ano inteiro.




Muitas vezes nem nos damos conta, mas o milho é um produto que está presente na maior parte dos alimentos que consumimos e de produtos que utilizamos no dia-a-dia. As mais conhecidas apresentações do milho são familiares a todos nós: pamonhas, bolos, broas, canjica, doces, pipoca, milho verde, cuscuz e outros produtos consumidos sob forma direta. O milho, entretanto, é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes.

Pouca gente sabe, mas o milho apresenta mais de 150 aplicações. Ele está presente no papel, nos têxteis, em medicamentos, em tintas, couros, resinas: é utilizado na mineração, na produção de snacks e salgadinhos industriais e é um dos principais componentes da cerveja.




É no prato, entretanto, que o milho se destaca. Um dos cereais mais consumidos do mundo ao lado do trigo e do arroz, o milho faz parte da chamada base da pirâmide alimentar, apresentando altos níveis de carboidratos, substâncias essenciais para a obtenção de energia. E seu óleo é indicado por médicos e cardiologistas por apresentar baixo índice de gorduras saturadas e é alimento rico em vitamina E.




Dia Nacional do Milho

O milho é dos alimentos símbolo do Brasil, sendo utilizado em diversas receitas típicas da culinária brasileira. Devido a importância que este alimento tem para o país, foi instituído o 24 de maio como o Dia Nacional do Milho, através da lei nº 13.101, de 27 de janeiro de 2015.




Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *