AgresteCaruaruPernambuco

Apac renova alerta de chuvas para Agreste e Sertão de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta para chuvas de intensidade moderada a forte para as regiões do Agreste, Sertão do São Francisco e Sertão de Pernambuco. O aviso meteorológico é válido, principalmente, para a noite desta quarta-feira (30) e para a madrugada e a manhã da quinta-feira (1º).

Desde a última terça-feira, diversos municípios em Pernambuco têm registrado inundações provocadas pelas chuvas. Um levantamento aponta que as cidades do Agreste e Sertão do Estado foram as que registraram maior índice pluviométrico das últimas 24 horas.

A Apac reforça que, em caso de ocorrências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil responsável por cada município.



Fenômeno da Zona de Convergência
As chuvas em Pernambuco têm sido provocadas por um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul. “É quando há a junção de ventos oriundos do oceano com ventos que vêm da Amazônia”, explica Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac.

A meteorologista explica que o fenômeno se dá pela junção do ar úmido e quente da Amazônia com o ar úmido do oceano. Isso forma uma zona de confluência que provoca instabilidades e chuvas fortes.



Deixe uma resposta