CarnavalCulturaCuriosidadesEntretenimentoEventosHistóriaLazerNordestePernambuco

Galo gigante começa a se vestir para o carnaval; veja primeiras imagens da alegoria

De um lado, a produção dos dreads, plumagem no estilo afro. Do outro, a montagem de uma das patas e pintura da crista. Um dos símbolos do carnaval do Recife, o galo gigante, está em processo de produção. Este ano, ele vai reinar sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro, como o Galo Preto Ancestral.

O desfile do Galo da Madrugada acontece tradicionalmente no Sábado de Zé Pereira, que neste ano será em 18 de fevereiro. Para que tudo fique pronto até lá, mais de 200 pessoas participam da construção da alegoria gigante.

Na tarde desta quinta (9), o artista plástico Leopoldo Nóbrega e a designer Germana Xavier, que estão à frente da criação da alegoria deste ano, revelaram algumas partes do galo preto, já que outras não puderam ser mostradas. A joia, por exemplo, ainda é segredo.

“Nas patas, foram usadas malhas que são sobras de outras cenografias. Com isso, trazemos o colorido do carnaval e também praticamos a sustentabilidade. Já a joia do galo é de ouro, está linda! Mas ela só vai ser mostrada na ponte”, disse o artista plástico.

Os dreads, uma novidade do Galo Preto Ancestral, são feitos com resíduos vindos do Polo de Confecções do Agreste, tanto malhas como jeans.

“Também têm resíduos do galo passado. É tudo reutilizado e fazemos tudo de acordo com a nossa criatividade”, falou a artesã Ana Corinta.

As asas do galo estão em processo de construção. “Elas ainda vão receber a decoração. São decorações aplicadas, que são feitas pelas artesãs. As penas do galo vão ser douradas e já estão sendo coladas”, declarou a designer Germana Xavier.

Este ano, a crista do galo é pintada com a mesma técnica da grafitagem. “É a primeira vez que estou trabalhando diretamente com o galo. A gente foi convidado, eu e meu amigo Dentão Grafite, para pintar a crista do galo e os pés. Está sendo uma satisfação, uma honra enorme”, afirmou o artista plástico Fernando Lopes.

Deixe uma resposta