Empresário abandona o carro e adota monociclo como meio de locomoção em Caruaru

Centenas de pessoas utilizam diariamente um equipamento de mobilidade urbana que corta mais de 16 bairros de Caruaru, no Agreste de Pernambuco: a Via Parque. Uma dessas pessoas é o desenvolvedor de software Élviro Cavalcanti, que abandonou o carro e se desloca na cidade em um monociclo para fugir do fluxo de veículos nas principais ruas da cidade.

O projeto conta com oito quilômetros de extensão e deve ser ampliado nos próximos meses para 10 quilômetros. O espaço é utilizado para quem quer fazer atividades esportivas, desfrutar de um ambiente arborizado e até mesmo como rota para trabalhar, como no caso do empresário.

Logo cedo, quando a cidade começa a “acordar”, os carros começam a circular pelas principais vias do centro da cidade, que são cortadas pela Via Parque em diversos pontos. Para Élviro, trocar a faixa dos automóveis pela faixa arborizada da Via Parque foi uma escolha para priorizar a qualidade de vida.

“Pra mim é um ganho de tempo. Foi o que me fez pensar em deixar isso aí [a via dos carros] e deixar de estar com o pessoal aí, estressado, saindo de casa logo pela manhã e já estressado com isso. Eu vou aqui na minha via, sossegado. Vou interagindo com outras pessoas e tendo mais qualidade de vida tanto física quanto mental”, disse Élviro.

Projeto premiado
A Via Parque se tornou nos últimos anos um ponto de encontro e de “respiro” no coração de Caruaru. O espaço conta com quadra poliesportivas, pistas de skate e patins, ciclovia, pista de cooper e academia ao ar livre.

Em 2021,Caruaru recebeu o prêmio “Cidade Caminhável”. A premiação é promovida pelo Movimento SampaPé!, com apoio nacional do ITDP Brasil e internacional da organização Walk 21, e tem como objetivo reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade.

Foram 28 projetos inscritos, de 16 cidades de 10 estados mais o Distrito Federal. A Capital do Agreste foi escolhida como a cidade de médio porte vencedora com o projeto da Via Parque.

O projeto foi destaque em uma reportagem exibida no programa Cidades e Soluções da Globo News no último domingo (12), que mostra iniciativas bem sucedidas no Brasil e no mundo que promovem a qualidade de vida e o uso inteligente dos recursos naturais.

Deixe uma resposta