Raquel Lyra

Raquel Lyra defende reforma tributária e desburocratização para PMEs em SP

Governadora de Pernambuco discursou a empresários, nesta segunda-feira, 3 de abril, em reunião promovida pelo Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial de São Paulo

O COPS (Conselho Político e Social) da Associação Comercial de São Paulo promoveu, na manhã desta segunda-feira, dia 3 de abril, um encontro entre a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, e representantes do setor empresarial. Lyra apresentou os planos de desenvolvimento para seu estado e fez uma análise sobre a reforma tributária em andamento na esfera federal e seu impacto nos estados e municípios.

Em sua apresentação, a governadora defendeu a desburocratização da máquina pública, a simplificação tributária e os incentivos fiscais, pautas também abraçadas pela ACSP. Para a governadora, é preciso limpar a legislação de modo a permitir com que a Fazenda Pública deixe de ter um olhar de punição e passe a ser uma entidade incentivadora, dando suporte às iniciativas de quem quer empreender.

“A grande discussão que a reforma tributária vai enfrentar é a guerra fiscal. A gente precisa construir consenso no Brasil. Os governadores precisam se envolver com a sociedade civil e empresários para diminuir a carga tributária injusta que sufoca quem quer empreender. Nós, do Nordeste, precisamos de um olhar estratégico para nossa região para conseguir crescer no mesmo ritmo que outras regiões do Brasil”, destacou. Ela lembra que o País precisa simplificar a carga tributária e dar segurança jurídica ao investidor.

Com uma visão de apoio ao pequeno e microempreendedor, a governadora defende uma postura de diálogo com o Governo Federal para atrair investimentos para seu estado. Lyra acredita que uma reformulação na Educação é uma das soluções: “Queremos triplicar a força de trabalho em tecnologia e empreendedorismo. Educação é o propulsor do desenvolvimento. Precisamos enxergar isso para garantir essa qualificação integrada. Com ensino de tecnologia para nossos alunos do ensino médio, queremos fomentar o empreendedorismo com qualificação e acesso ao crédito”, disse.

Governadora de primeiro mandato, Raquel Lyra pretende transformar Pernambuco em uma referência para o Nordeste. Ela reconhece que o caminho não é fácil dado o atual cenário desafiador: Pernambuco possui alto índice de desemprego, perdendo somente para a Bahia entre os estados da região Nordeste; é um dos quatro estados mais pobres do País e com a pior taxa de cobertura de creches; 120 mil pessoas aguardam na fila de procedimento cirúrgico enquanto o Estado figura como o mais violento do Brasil. Atualmente existem mais de 400 obras de infraestrutura paralisadas e mais da metade da população sofre com falta de água, com mais de 70% da das pessoas sem acesso à saneamento básico.

“Somos o estado que menos investiu nos últimos 12 anos. Nosso esforço é organizar as finanças para garantir a captação de recursos, empréstimos e parcerias público-privadas para avançar o estado. Apostamos no ambiente nacional favorável. Não declaramos apoio a Bolsonaro ou Lula, mas temos abertura e diálogo com o Governo Federal. Estamos abertos para receber novos investimentos e promover novos negócios para o desenvolvimento econômico do povo pernambucano”.

Lembrando de suas origens na tradicional Feira de Caruaru, Lyra compreende o valor do empreendedorismo, do diálogo político e da união entre a sociedade civil e o poder público para criar soluções que resultem no desenvolvimento econômico para o Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *