Governo de Pernambuco anuncia abertura de 3.919 vagas para cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), divulgou edital sobre inscrições para os Núcleos de Estudos de Línguas (NEL) em todo o estado. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.919 vagas, que serão preenchidas por ordem de prioridade. Os idiomas disponíveis são inglês, espanhol e francês. As aulas começam no dia 9 de agosto.

Para estudantes de escolas públicas as inscrições acontecem nos dias 26, 27 e 28 de julho. Já para o público em geral, as inscrições acontecem no dia 29.




Em virtude da pandemia, as inscrições serão realizadas pela internet, via Sympla. Cada Núcleo terá um link específico. Para conferir a relação com todos os núcleos e respectivos links de inscrição é preciso acessar https://drive.google.com/file/d/1T0NkFQFMOFDsaLxzbBIZsEOhx4kJg3W3/view?usp=sharing. Para participar é preciso ter, no mínimo, 13 anos.

Os estudantes de escolas públicas interessados em cursar os idiomas disponíveis em unidades do NEL devem estar munidos de um documento de identificação com foto, comprovante de residência e declaração de vínculo escolar para efetuar a inscrição. Já os demais interessados devem realizar a inscrição com documento de identidade e comprovante de residência.




As vagas remanescentes, que não foram preenchidas nos dias oficiais de inscrição e matrícula, estarão disponíveis nas unidades de ensino que ofertam os cursos no dia 30 de julho.

O curso, que tem duração de dois anos, com carga horária de 280h/ano, acontece de forma presencial, com possibilidade de ser no formato híbrido e/ou remoto, conforme protocolo setorial estabelecido, observando as especificidades de cada professor/turma/NEL. Para mais informações: (81) 3183-8620.




Critério de classificação

Para classificação do candidato, o critério seguido é a ordem de prioridades por ordem cronológica de inscrição registrada na plataforma Sympla. Assim que concluir a inscrição, o candidato receberá da equipe do NEL um e-mail de confirmação. No e-mail, será solicitada a documentação comprobatória.

Em resposta ao e-mail recebido, o candidato deve anexar e enviar a documentação no prazo estabelecido no e-mail. Após análise dessa documentação, o candidato que estiver apto receberá um e-mail confirmando a matrícula. Candidato apto é aquele que efetua a inscrição na data prevista para o seu perfil de prioridade e está dentro do quantitativo de vagas destinadas para a turma/curso/NEL escolhido.




Confira o cronograma de inscrição:

  • 26/07/2021 – Inscrições de estudantes da escola de origem (escola que sedia o NEL);
  • 27/07/2021 – Inscrições de estudantes de outras escolas/instituições da Rede Estadual;
  • 28/07/2021 – Inscrições de estudantes de outras escolas/instituições da Rede Pública (municipal e/ou federal);
  • 29/07/2021 – Inscrições para a COMUNIDADE em geral;
  • 30/07/2021 – Inscrições para vagas remanescentes.




Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta