Retorno às atividades de construção civil é avaliada de forma positiva

Após uma semana de retorno dos trabalhadores aos canteiros de obras, a situação foi avaliada de forma positiva pela administração da Viana & Moura Construções. O Comitê Interno de Saúde, formado por representantes de diversos setores da empresa, tem empenhado os esforços para a segurança dos colaboradores e familiares na prevenção à Covid-19. Um protocolo de medidas administrativas preventivas de proteção coletiva e individual foi desenvolvido e tem sido seguido diariamente.



A medição de temperatura dos trabalhadores, ao chegar ao canteiro de obras, além da orientação para a correta higienização em casa e no trabalho e o reforço da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já adotados fazem parte do protocolo. “Realizamos um trabalho de treinamento, produzimos um vídeo com orientações aos colaboradores e familiares, instalamos lavatórios móveis com acionamento via pedal em pontos estratégicos dos canteiros de obras, máscaras de tecido foram distribuídas também para os parentes dos funcionários, que são orientados a fazer o uso delas não somente no ambiente de trabalho”, detalha Whilma Lacerda, gerente de Sustentabilidade da Viana & Moura Construções.

Além dessas medidas, a higienização dos espaços em comum em intervalos de tempo menores foi reforçado. Testes rápidos são realizados com a extensão do benefício para pessoas registradas sob dependência dos colaboradores, seguindo o protocolo de testagem da empresa, que segue as orientações dos órgãos oficiais de Saúde. O atendimento médico online, para casos confirmados de Covid-19, além da disponibilização de profissional de Saúde do quadro de funcionários da empresa para acompanhamento dos colaboradores, com orientação e monitoramento diários foram reforçados, uma vez que já vinham sendo realizados no período de quarentena. O estimulo à carona voluntária e horários alternativos de trabalho também foram adotados, entre outras medidas.



A gerente de Sustentabilidade da empresa frisa ainda que o home office foi mantido para parcela do quadro de funcionários e os que fazem parte do grupo de risco não voltaram ao canteiro de obras. Esta medida será mantida, até que o cenário de pandemia mude. Para manter o controle, boletins periódicos com os resultados das ações são compartilhados com gestores da empresa, para a adoção das soluções necessárias.

[themoneytizer id=”16539-16″]

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta