Notícias

Receita Federal prorroga por 60 dias o prazo de entrega da declaração do IRPF 2020

Receita  Federal  prorroga  por 60 dias o prazo de entrega da declaração do IRPF 2020 e reforça a necessidade do atendimento por e-mail  25/03/2020 – Devido a pandemia do novo Coronavírus, a RFB dilata em 60 dias o  prazo  de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2020, ano-calendário de 2019.




Também  foi  retirada  a  exigência  de  se  informar o número do recibo de entrega   da   última   declaração  de  ajuste  anual.  Historicamente,  há contribuintes  que se dirigem às unidades da Receita para obter o número do recibo  da  última declaração, seja porque perderam a versão impressa, seja porque  não  possuem  mais  acesso  à  mídia ou ao computador em que estava
armazenado o recibo.



A  alteração  do prazo e a retirada da exigência da informação do número do recibo   visam  contribuir  com  o  esforço  governamental  de  diminuir  a propagação  do  novo  Coronavírus.  As  medidas  são  uma  forma  de evitar  eventuais  aglomerações  de  contribuintes tanto no atendimento da Receita,  como  também nas empresas ou instituições financeiras que fornecem informes de  rendimentos  e  nos  escritórios  de  profissionais e nas entidades que prestam auxílio no preenchimento das declarações.



Como  consequência  da prorrogação do prazo, a data permitida para o débito automático da 1ª cota, em vez de 10 de abril será 10 de junho.





É  importante  que  as pessoas aproveitem esse período em que estão em casa para  separar  os  documentos  e fazer logo a declaração, mesmo porque quem entrega  antes  tem  prioridade  na  fila  de restituição. E esse dinheiro, inclusive,  pode  ser  muito  bem-vindo  como reforço no orçamento pessoal, familiar, nesse contexto difícil enfrentado pelo país.

Balanço de entrega das declarações

Em  Pernambuco,  foram  recebidas  até  as  12h  de  hoje  (02/04)  245.492 declarações.  A  expectativa  é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 835.000 declarações em todo o estado.



No  Brasil, já foram enviadas mais de 9,1 milhões de declarações, sendo que a expectativa nacional é de 32 milhões de declarações.



Mesmo  com toda situação gerada pela questão do Coronavírus, tanto em nível nacional  como  local,  o  número  de  declarações  entregues é superior em relação  ao  mesmo  período do ano passado. Em 2019, no dia 02 de abril, em Pernambuco,  haviam  sido entregues 250.476 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019, quase 5 mil declarações a mais do que em 2020.