Notícias

Programação do São João de Caruaru 2024

Prefeito Rodrigo Pinheiro divulga programação do São João 2024, que terá como tema “A Evolução do Barro” e, pela primeira vez, receberá uma atração internacional

Banda italiana Double You estará pela primeira vez no Maior e Melhor São João do Mundo, assim como Henrique e Juliano, Roupa Nova, Carlinhos Brown, Sandra Sá, Jorge Aragão, Buchecha, Olodum, Marcelo D2 e Matuê

No dia de São José e do artesão, 19 de março, o prefeito Rodrigo Pinheiro divulgou o que todos e todas os/as caruaruenses mais esperam sempre que chega um novo ano: a programação do Maior e Melhor São João do Mundo. Neste ano, o São João de Caruaru terá diversas novidades, como: atrações que virão à Capital do Agreste pela primeira vez, o espaço de sustentabilidade, um tema e dois novos polos.

Com o tema “A Evolução do Barro”, mostrando que a Capital do Forró ganhou notoriedade a partir dele até se tornar um dos principais municípios de Pernambuco, o São João terá, pela primeira vez, uma atração internacional, provando que o festejo junino de Caruaru vai muito além das fronteiras. A banda italiana Double You estará no Pátio de Eventos no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, ao lado de Roupa Nova, Calcinha Preta e Amado Batista.

“Ano passado não tivemos programação no Dia dos Namorados, mas esse ano teremos em grande estilo, principalmente porque iremos trazer algumas atrações pela primeira vez para o Maior e Melhor São João do Mundo, que é o nosso. Esperamos que todos aproveitem ao máximo a nossa festa, que já começa no dia 19 de abril e seguirá pelos próximos 72 dias”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O evento que marcou o lançamento do São João foi bastante prestigiado pela imprensa, artistas locais e muitas pessoas de Caruaru. Na ocasião, todos e todas puderam prestigiar apresentações artísticas, uma exposição fotográfica dos profissionais da Secretaria de Comunicação de Caruaru (Elvis Edson, Felipe Correia e Jorge Farias), o jingle e o clipe do festejo desse ano. O jingle recebeu uma nova roupagem nas vozes de Petrúcio Amorim e Solange Almeida, e contou com a composição de Carlinhos Pompom; Paulo Long; do secretário de Comunicação e do presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Thiago Azevedo e Hérlon Cavalcanti, respectivamente.

“É uma alegria estar envolvido em mais um projeto da Prefeitura de Caruaru e do Maior e Melhor São João do Mundo. Rearranjar esse jingle foi uma tarefa muito difícil, porque a primeira versão já teve um resultado extraordinário. Mas, com muita humildade e alegria, conseguimos dar uma nova cara à música que já está na boca dos caruaruenses. Quanto ao clipe, é um momento ímpar, primeiro por ver a Secretaria de Comunicação envolvida e, depois, por termos artistas locais participando. Hoje é um dia muito importante para a Secom”, afirmou Thiago Azevedo, que dirigiu e deu a nova roupagem ao jingle e coordenou a equipe da Secom envolvida na gravação do clipe deste ano.

Sobre o espaço de sustentabilidade, o prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou que a ação, que começou no ano passado, segue ainda maior neste ano. “O espaço estará nos quatro cantos do nosso município, mas também contamos com a contribuição de todos os caruaruenses e turistas”, disse o Chefe do Executivo municipal durante o lançamento do São João 2024.

Outras novidades do Maior e Melhor São João do Mundo

Quem também irá estrear no São João de Caruaru é a dupla Henrique e Juliano; os cantores Carlinhos Brown, Sandra Sá, Jorge Aragão, Buchecha, Marcelo D2, Matuê; e o grupo Olodum. Essa programação diversa, pensada para todos e todas, reflete a multiculturalidade do Maior e Melhor São João do Mundo, que abraça desde o forró tradicional até o rock, samba, brega, reggae e música eletrônica.

“Além de todos esses gêneros musicais, Caruaru também abre as portas para atrações católicas, evangélicas e de religiões de matrizes africanas, com um dia dedicado para cada um e cada uma. É assim que iremos fazer o maior São João de todos os tempos: respeitando as diferenças e a diversidades”, disse o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Junto aos estreantes, o São João de Caruaru ainda terá nomes já conhecidos do público, como Jorge de Altinho, Flávio José, Santanna, o Cantador, Luan Santana, Solange Almeida, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Simone Mendes, João Gomes, Joelma, Magníficos, Priscila Senna e muito mais.

Neste ano, o São João de Caruaru começa em Gonçalves Ferreira, com o São João na Roça, no dia 19 de abril, e seguirá até o dia 29 de junho, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O público ainda irá contar com dois novos polos: o do Pífano, com homenagem a Sebastião Biano, e o do Bacamarte, totalizando 27 polos de programação gratuita.

Homenageados do São João de Caruaru 2024

O São João terá cinco homenageados, sendo dois em memória. Confira abaixo um breve histórico de cada uma das pessoas:

Terezinha Gonzaga: Patrimônio Vivo de Caruaru e Mestra na arte do barro, Terezinha é artesã do Alto do Moura e defende com muito amor a manutenção da sua arte. Passou por grandes dificuldades na vida após o marido, que morreu neste ano, ficar em estado vegetativo. Criou sozinha seus filhos, mantendo-os dentro da arte do barro como maneira de salvaguardar o legado do marido. Ela é uma das grandes líderes da comunidade.

Angela Bacamarteira: Angela Maria de Oliveira é agricultora aposentada e bacamarteira do 27° Batalhão da Serra dos Cavalos, que tem mais de 30 anos de atuação em Caruaru. Diante do fato do “ser bacamarteiro” ter sido masculinizado ao longo dos anos, dona Angela é símbolo de resistência não apenas para sua geração, como também para as futuras, mostrando que o espaço também pode – e deve – ser ocupado por mulheres.

Adolfo José: Empresário com mais de 30 anos de atuação, Adolfo é dono de uma empresa de ônibus e, mais recentemente, tornou-se proprietário de uma rádio, contribuindo para a disseminação da informação no município. Ele também já foi vereador de Caruaru.

Ariano Suassuna (em memória): Em 2024, completa-se 10 anos da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ariano foi um escritor, dramaturgo e poeta que fundou o Movimento Armorial, responsável por apresentar o sertão como um universo lúdico e cultural. Entre as suas principais obras, está o Auto da Compadecida, com seus inesquecíveis protagonistas, Chicó e João Grilo.

Lambreta (em memória): Fernando Dias de Oliveira, mais conhecido como Lambreta, foi um vereador de Caruaru. Ele teve atuação de destaque, sobretudo, em comunidades carentes do bairro Centenário e do Monte Bom Jesus. Lambreta foi eleito vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1989 a 2004.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *