Notícias

Professor de Caruaru dá dicas de finanças e oferece curso gratuito

A pandemia do coronavírus tem causado diversas mudanças na rotina da população, seja no trabalho, nos estudos, nas práticas esportivas, nos cuidados com a saúde e na socialização de uma forma geral. Mas, além de tudo isso, outro ponto que mexe de forma direta diz respeito às finanças das famílias. Portanto, é preciso ter cautela para saber lidar com este momento que requer atenção para evitar problemas como ficar no vermelho e perder o controle na hora de honrar os pagamentos.



“Diante de uma pandemia mundial que levou o País a parar, não é raro encontrar pessoas desesperadas não somente pela ameaça do vírus, mas também pela perspectiva de não ter dinheiro para manter os compromissos em dia e para garantir o sustento. Temos uma grande parcela de autônomos e trabalhadores informais que devem sentir a crise de uma maneira mais árdua e terão suas receitas drasticamente afetadas”, destacou Ricardo Galvão, doutor em finanças e professor do UniFavip|Wyden.



Ele ressalta também sobre a importância de ter uma reserva financeira em todo tempo, para suportar momentos como este, além de incentivar a prática de investimentos, seja em ações ou em poupança.

“Qualquer pessoa que não separe uma reserva financeira para imprevistos está exposta a riscos imensos. Mais arriscado do que investir em ações é não investir em nada, nem mesmo na caderneta de poupança. Muitos me perguntam se investir em ações é arriscado: afirmo que o maior risco é viver sem nenhuma reserva. Logo, o nosso povo, tão avesso a investimentos no mercado financeiro, está sob um risco muito maior do que qualquer investidor em ações. Afinal de contas, o investidor poderá vender suas ações, mesmo que por um preço mais baixo do que desejaria. Mas, o cidadão que não poupa, não tem nada com que contar” afirmou.



O professor deixa algumas dicas sobre como preceder durante e depois da pandemia do coronavírus e oferece um curso gratuito sobre finanças pessoais para colaborar com aqueles que querem se organizar melhor, neste momento.

Segure o dinheiro na conta

A primeira dica durante a pandemia é segurar o dinheiro na conta. Não se recomenda a realização de compras parceladas em condições normais. Mas, neste momento, pode ser muito útil parcelar sem juros uma vez que o dinheiro não vai sair da conta todo de uma vez e você poderá se manter capitalizado.



Não compre nada que não seja essencial

A segunda dica envolve uma ressalva e complementa a primeira: Não comprar absolutamente nada que não seja essencial. O tédio que envolve ficar em casa pode se aliar às ofertas de produtos na internet, o que levaria a gastos desnecessários. Você deve fugir deste tipo de situação e não comprar absolutamente nada durante os momentos de tédio. O objetivo é o mesmo da primeira dica: manter o dinheiro na conta.



Sempre separe parte de sua receita

A terceira dica é para quando a quarentena acabar: sempre separe, assim que receber o salário, algum valor e deixe guardado. Pode ser na caderneta de poupança ou em qualquer outro instrumento, mas separe ainda no início do mês. Desta forma, no mês seguinte, você estará um pouco mais rico.



Estude sobre finanças

A quarta dica serve para todos os momentos: Estude um pouco sobre finanças pessoais. É sempre bom descobrir maneiras de fazer seu dinheiro render um pouco mais. Isso pode fazer uma enorme diferença na sua vida e no seu futuro.

O professor Ricardo Galvão, doutor em finanças, está disponibilizando um curso objetivo, simples e rápido sobre o tema e que, durante o mês de abril de 2020. Todos os interessados terão acesso completamente gratuito. Para se inscrever, basta acessar www.rgalvao.com e fazer sua matrícula.






Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.