Notícias

39% dos brasileiros que vivem na Região Nordeste planejam mudar de emprego

Índice foi revelado pela 14ª edição da pesquisa Observatório Febraban; Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho também estima que 83 milhões de empregos devem ser criados e 69 milhões devem ser eliminados em todo o mundo nos próximos cinco anos

Entre os brasileiros que vivem na Região Nordeste, 39% tem planos de mudar de profissão, trabalho ou ocupação nos próximos 12 meses. É o que revela a 14ª edição da pesquisa Observatório Febraban feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Febraban.

Trata-se do segundo índice entre todas as regiões do país. A lista conta com o Norte, com 40% dos brasileiros com essa pretensão; com o Centro-Oeste, com 33%; Sudeste, com 32%; e o Sul, com 22%. Na média geral, 33% dos brasileiros contam com esse planejamento.

O último Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho estima que ao menos 83 milhões de postos de trabalho sejam eliminados e outros 69 milhões seriam criados nos próximos cinco anos em 45 países analisados. “Mesmo a maioria dos brasileiros que vivem na Região Nordeste afirmando não ter planos de mudar de profissão, trabalho ou ocupação, a mudança parece inexorável. Além disso, o aumento da digitalização poderá gerar grande rotatividade de profissionais, um alerta para que governos, empresas e trabalhadores se antecipem no provimento de lacunas entre habilidades atuais e necessidades futuras do mercado de trabalho”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

 

A íntegra do 14º levantamento Observatório FEBRABAN, pesquisa FEBRABAN-IPESPE pode ser acessada neste LINK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *