Foto: Getty Images via BBC

Foi identificada em Pernambuco pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma nova subvariante de Covid-19, o primeiro registro da JN.1, conhecida como Pirola, apontada como responsável pelo aumento de casos da doença em outros estados, foi em uma paciente mulher de 49 anos, que mora no Recife.

Foram registrados de 17 a 23 de dezembro pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 2.468 casos positivos de Covid-19 em Pernambuco, com a taxa de positividade de 26,9%. Entre as 46 amostras processadas para sequenciamento foi encontrada, em uma amostra do dia 12 de dezembro, um genoma da Pirola, a subvariante em questão é tida como uma variante de interesse por causa de sua transmissão acentuada sem representar grande risco à saúde pública.

De acordo com a SES, em Pernambuco, o número de casos de Covid-19 cresceu quase 800%, uma das possíveis causas para esse crescimento é a disseminação de novas variantes do vírus, porém apesar do aumento, 97% das notificações são de casos leves, que não necessitam de internação.


Visualizações de postagens: 176