AgresteCaruaru

Programa de renegociação de dívidas Fies só atraiu 12% do público-alvo

Redação 28 de janeiro de 2024 às 14h55min

O cadastramento ao programa de refinanciamento vai até maio. (Imagem: Reprodução)

Em balanço do primeiro ano de gestão, realizado nesta sexta-feira (26), o ministro da Educação, Camilo Santana,  lamentou a baixa adesão ao programa de renegociação do Fies, o Desenrola Educação, lançado em novembro.

Até dezembro, houve apenas entre 10% e 12% de adesão dos 1,2 milhões de pessoas que podem participar. O cadastramento ao programa de refinanciamento vai até maio. Segundo o governo, em alguns casos a renegociação poderá abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.

Hoje, 1,2 milhão de contratos estão inadimplentes no âmbito do Fies — programa no qual o governo financia as mensalidades do ensino superior privado e os alunos só pagam a dívida ao se formar. No total, o saldo devedor é de R$ 54 bilhões.

Para os interessados, o atendimento pode ser feito pelas agências do Banco do Brasil e da Caixa ou por telefone, de forma gratuita. O refinanciamento pode ser feito com contratos firmados até o fim de 2017 que tenham débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.

Link da fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *