BrasilCrençaCulináriaDicasEconomiaHistóriaLazerNacionalNatal

Confira 5 dicas essenciais para organizar a ceia de Natal




1. Defina o seu orçamento


Natal é época de celebrar, mas isso não significa que você deva gastar mais do que poderia ou gostaria. Por isso, o primeiro passo é definir o seu orçamento, pois é a partir dele que você vai determinar os outros itens.

Se seu bolso permitir, você pode fazer uma longa lista de convidados, alugar um salão de festas, providenciar uma empresa de decoração e contratar um buffet completo para a ceia de Natal.

Porém, se você não deseja gastar todas as suas economias, é possível organizar uma bela festa adaptando todos esses itens e adotando o espírito do “faça você mesmo”.

Além disso, por ser uma comemoração familiar, é muito comum que os convidados dividam os custos. Nesse caso, lembre-se de definir uma data-limite para que todos façam suas contribuições.

2. Escolha o local e planeje a decoração



O local da ceia de Natal deve ser escolhido conforme o número de convidados, pois todos devem ter espaço suficiente para circular e para se sentar confortavelmente à mesa.

Você pode reservar o salão de festas do prédio, alugar um espaço para eventos ou fazer a festa na sua casa – o importante é que todo mundo tenha seu espaço e que todos os convidados se sintam bem recebidos.

No Brasil, o Natal costuma ser uma festa que reúne os familiares e alguns amigos mais próximos. Por isso, se seu orçamento não permitir que você contrate um decorador, a magia do Natal permanece, você pode fazer sua própria decoração.

Em geral, os convidados gostam de ajudar nessa parte da organização, então não hesite em dividir tarefas e encarregar os sobrinhos de montar a árvore de Natal e pendurar as botinhas de Papai Noel pela sala.

Um fator muito importante a ser lembrado é que, independentemente do local escolhido, deve haver copos, taças, pratos e talheres suficientes para todo mundo. Se você não dispuser desses itens na quantidade necessária, considere alugá-los em uma empresa especializada.

3. Faça a lista de convidados

Uma boa técnica para fazer a lista de convidados para a ceia de Natal é anotar todas as pessoas que você gostaria de chamar, calcular quantas são e comparar com a capacidade do local que você escolheu. Não se esqueça de considerar crianças e parceiros na hora de fazer a conta.



Se a lista tiver muito mais convidados do que você poderá receber, desconsidere as pessoas mais distantes. Ao chegar próximo do número ideal, verifique se a lista não tem possíveis incompatibilidades para evitar constrangimentos.

Depois de definir a lista de convidados, entre em contato com cada um e estabeleça a data para confirmar a presença. E esteja preparado: é muito comum que os convidados perguntem se podem levar mais pessoas.

Caso não haja espaço suficiente ou você prefira não recebê-los por qualquer outro motivo, a melhor saída é se desculpar e dizer que, infelizmente, os lugares são limitados e não haveria como acomodar pessoas extras.

4. Defina o cardápio


A ceia de Natal costuma ser uma mesa bem caprichada com diversos tipos de pratos, um mais saboroso que o outro. Isso não significa que você deva preparar uma quantidade exagerada de comida, mas sim que é importante tentar agradar a todos os gostos e preferências – e sempre considerando as receitas natalinas mais famosas.

Uma dica para organizar o cardápio da ceia de Natal é listar todos os seus pratos preferidos para servir em cada etapa (aperitivos, entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesas) e, em seguida, selecionar aqueles que mais combinam entre si.

Além disso, para cada uma dessas etapas, lembre-se de incluir pelo menos uma opção sem ingredientes de origem animal, sem glúten e sem lactose caso algum convidado tenha restrições alimentares.

5. Vá às compras com uma lista em mãos



Depois de definir o orçamento, o local, a decoração, a lista de convidados e o cardápio da ceia de Natal, é hora de ir às compras providenciar todos os itens necessários.

Para não se esquecer de nada, a dica é organizar a lista de compras de acordo com o momento em que os produtos serão utilizados, como os itens da decoração e os itens de pôr à mesa. No caso dos ingredientes para a ceia de Natal, divida a lista pela categoria do prato, por exemplo:

Decoração: velas, bolas de Natal, touca de Papai Noel, barbante, fita adesiva etc.;
Mesa: guardanapos decorados, toalha de Natal etc.;
Aperitivos: nozes, castanhas, frutas secas, frutas cristalizadas etc.;
Entrada: folhas verdes, maçã, maionese, azeite etc.;
Prato principal: peru, lombo, tender, chester, etc.;
Acompanhamentos: arroz, farofa, maionese etc.

Organizar a ceia de Natal não é uma tarefa simples, mas, com essas dicas de como se planejar, sua festa será um grande sucesso. Feliz Natal!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *