AgresteCoronavírusPernambucosaúde

Secretaria de Saúde de Caruaru esclarece que aumento de casos de Covid-19 já era esperado com surgimento da nova variante

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Saúde de Caruaru , no Agreste de Pernambuco, esclareceu que a alta no número de casos positivos no município já vinha sendo registrada, desde a semana epidemiológica de número 24, seguindo uma tendência nacional, motivada por uma quarta onda da doença, em função da circulação na nova subvariante Ômicron BA.5.

Segundo a secretária de Saúde, Bárbara Florêncio, o aumento dos casos positivos já era esperado pelos órgãos de saúde por causa das medidas de flexibilização e ao surgimento da nova variante, inclusive em municípios que não realizaram eventos de São João.



“Estamos seguindo uma tendência que é nacional. Descentralizamos os testes para todo o município, incluindo a zona rural. Criamos um novo ponto de testagem, localizado no Polo da Saúde, para garantir que mais pessoas pudessem realizar o teste e detectar uma possível contaminação, evitando a circulação o vírus. É natural que quanto mais testes sejam realizados, maior seja o índice de positivação”, disse.

Durante o mês de junho, foram realizados 12.565. Desses, 3.571 reagentes e 8.994 não reagentes. Registrando uma taxa de positividade de 28%. A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias(Abrafarma), registrou um aumento no percentual de resultados positivos no período de 30 de maio a 5 de junho, de 27,5% das 212.878 testagens em junho, contra 24,7% do mês de maio, o maior percentual em 16 semanas. O que confirma que Caruaru segue uma tendência nacional.



Deixe uma resposta