LulaPolitica

Lula chega ao Recife para articular aliança do PT com o PSB e lideranças de centro para eleições de 2022

Líder nas pesquisas de intenções de voto a mais de um ano das eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Aeroporto do Recife por volta das 12h. Na cidade, ele dá início a 10 dias de visitas por seis estados do Nordeste.

Lula fica em Pernambuco no domingo e na segunda-feira.




Na chegada ao aeroporto, Lula foi recebido por parlamentares do PT de Pernambuco e por lideranças de outras legendas, como o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), pré-candidato a senador.

À tarde, Lula vai se encontrar com o PT de Pernambuco para traçar estratégias na oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, Lula se encontra com membros do PSOL.




À noite, Lula vai ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, para um jantar com membros do PSB. Entre os presentes estarão o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, que fez duras críticas ao PT nas eleições de 2020 no Recife.

Apesar da disputa entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), os dois partidos têm se reaproximado desde março, quando Lula recuperou os direitos políticos após a anulação das condenações na Operação Lava Jato e pelo reconhecimento, por parte do Supremo Tribunal Federal, da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar Lula.




Para 2022, Lula, que deverá ser o candidato do PT a presidente, quer o apoio do PSB. Em contrapartida, os petistas apoiariam o PSB em Pernambuco. A aliança de PT e PSB, cada vez mais próxima de acontecer, não será boa notícia para o PDT, que vai lançar o ex-ministro Ciro Gomes como candidato a presidente. Nesse cenário, o PDT, partido da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, levaria outra “rasteira” do PSB, como ocorreu em 2018.

O candidato do PSB a governador deverá ser Geraldo Julio, ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que poderá ir ao jantar de hoje à noite. Geraldo deixou a Prefeitura do Recife desgastado e com baixa popularidade, mas é nele a aposta do PSB para chegar a 20 anos governando Pernambuco.




Após visitar um assentamento na Região Metropolitana do Recife amanhã, o ex-presidente Lula terá reuniões com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos), dois dos cotados para disputar o Senado na chapa do PSB em 2022. Ambos almejam o slogan de “senador de Lula” para alavancar a campanha com ajuda da popularidade do ex-presidente no estado.

Outro que vai se reunir com Lula é João Paulo, ex-prefeito do Recife e atual deputado estadual pelo PCdoB, que já selou a volta ao PT.




A agenda de Lula prevê ainda amanhã um encontro com lideranças do partido Avante e com o deputado federal Raul Henry, presidente do MDB em Pernambuco e aliado do senador Jarbas Vasconcelos, que já fez oposição dura a Lula quando ele era presidente. Jarbas e Raul Henry têm visto com preocupação a escalada autoritária do presidente Bolsonaro no Brasil.

Há chances ainda de um encontro de caráter pessoal de Lula com a ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos. O ex-presidente tem boa relação com a família do ex-governador Eduardo Campos, morto em trágico acidente aéreo durante a campanha eleitoral de 2014 para a Presidência.




Lula fica no Nordeste até 26 de agosto, passando por Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

One thought on “Lula chega ao Recife para articular aliança do PT com o PSB e lideranças de centro para eleições de 2022

  • dmg

    Líder na pesquisa de voto na porta de presídio, só se for!

    Resposta

Deixe uma resposta