Vida pessoal e profissional: É possível haver um equilíbrio?

 

 

A apresentadora e atriz Gisele Alves compartilha o pensamento de que muitas mulheres acabam se perdendo com a maternidade, com o cuidado da casa… É preciso muito gingado. As mulheres desempenham vários papéis e, muitas vezes, pelo instinto protetor, deixam de fazer as coisas por elas para fazer pelos outros. Mas o que de fato você quer fazer? O que vai te fazer bem? É preciso ter este momento e compartilhar mais seus desejos e dificuldades.

 

“Acordo às 5h30 todos os dias. Medito. Faço afirmações positivas, como ‘sou próspera’, ‘sou abundante’, ‘sou feliz’, ‘sou amada’ e ‘sou grata’. Acordo minha filha, dou café para ela e a preparo para a escola. Depois, vou para a atividade física. Quando tenho tempo, faço umas duas, três horinhas de dança. Senão, só 45 minutos de academia e ‘tá pago’. Volto, leio um livro e as notícias. Assisto aos colegas de profissão para ter algumas ideias. Oriento minha colaboradora, compro o que está faltando. Organizo o look para o programa e estudo as pautas. Almoço e já vou para a TV. O programa começa às 17h e eu chego lá às 15h30. Volto para casa por volta das 19h30. Brinco com a minha filha, faço o dever de casa com ela e dou atenção para o marido. Arrumo tudo para outro dia, durmo entre 22h e 23h. E aí, no dia seguinte, começa tudo de novo.” compartilha Gisele Alves.

 

Apesar da rotina corrida e cheia de tarefas, Gisele defende que precisamos de propósito na nossa vida da mesma forma que momentos de descanso e se desligar um pouco às vezes. Pensando nisso, ela compartilha algumas dicas para te ajudar a manter tudo em equilíbrio, confira:

 

Tenha objetivos definidos

Se você deixar a vida correr por conta do acaso, poderá vivenciar aventuras interessantes, assim como experiências muito difíceis. Mas, certamente, não conseguirá equilibrar o que é profissional e o que pertence à sua vida pessoal com facilidade.

 

“Como tornaremos possível sonhar, planejar e conquistar se simplesmente vivermos um dia após o outro no estilo ‘deixa a vida me levar’?” indaga Gisele Alves. “Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir, podemos acabar indo para qualquer lugar ou até mesmo ficar estagnados na zona de conforto. Lembre-se que nunca é tarde demais para iniciar um plano novo e irmos atrás do que realmente importa.” completa.

 

Defina suas prioridades

Foco e planejamento são quesitos essenciais. Quando você tem um foco definido, é menos complicado exercer seu poder de escolha, optar por fazer aquilo que é realmente relevante para você.

 

Planeje a rotina

Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeje sua rotina diariamente com uma agenda. Não é para você ficar engessado, mas para saber o que decidiu ser importante para não acabar se perdendo tanto.

 

“Planejamento é base para qualquer atividade, das mais simples às mais complexas. Garanto que essa é uma ótima dica: acostume-se a planejar. É simples e pode se transformar em um excelente hábito: se preciso, escreva o que pretende fazer no dia ou na semana e adéque aos seus horários.” sugere Gisele Alves.

 

Organize seus horários

A ideia é equilibrar as coisas sem ter de abrir mão constantemente de uma ou de outra entre a vida profissional e pessoal. Ao planejar a rotina de cada dia, organize os horários de modo que aquelas atividades com hora já definida sejam priorizadas.

 

Tenha em mente que as atividades pessoais e de lazer podem ser mais flexíveis do que aquelas relacionadas ao seu trabalho. Mas, de todo modo, não as deixe de lado pelo fato de estarem mais sob seu controle.

 

Desconecte-se

É preciso aprender a desligar a máquina profissional por vezes, se desconectar dos compromissos e dar um tempo para você é importante para manter o equilíbrio mental.

 

“Você pode praticar um hobby, conhecer algo novo, desfrutar da natureza ou apenas ficar em silêncio. Não se preocupe em ser produtivo o tempo inteiro. Não precisa levar tudo sempre á sério, isso acaba sendo pesado demais, comece a levar a vida mais leve e menos exigente consigo mesmo.” aconselha Gisele.

 

Cuide de sua saúde

Encontre alguma atividade física que goste, se alimente melhor e busque formas de dormir bem. Esses são pilares fundamentais para uma vida com mais equilíbrio. Pode parecer clichê e repetitivo, mas tente incluir essas ações no seu dia a dia e depois observe você se sentindo muito melhor.

 

“Encontrar esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é benéfico em tantos aspectos, mas sei muito bem que não é uma tarefa fácil. Vimemos num lugar onde, infelizmente, a saúde mental virou artigo de luxo. Mas você precisa entender a importância de ter momentos de descanso e lazer para que o lado profissional e pessoal fluam em harmonia com a sua saúde mental. O que você gosta? Quais são as coisas que importam para você? Qual o seu propósito nessa vida?” finaliza Gisele Alves.

 

Mais sobre Gisele Alves:

Atriz, jornalista e apresentadora, Gisele Alves afirma estar no melhor momento da sua carreira à frente do programa “Papo em Dia” – Rede Brasil.

Gisele Alves conta que já foi dançarina e backing vocal do Terra Samba, apresentadora do programa de culinária Nestlé com Você e repórter do TV Fama, além de personagem nas novelas Flor do Caribe e Em Família e no longa O tempo e o Vento.

Flor do Caribe foi um dos grandes sucessos da Globo, em que Gisele interpretou a personagem Zuleika “Zuzu”.

Deixe uma resposta