Notícias

Venda de pescados é fiscalizada em Caruaru

26/03/13

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição Cristã. A carne tem um valor material, por isso durante o período os cristãos fazem a troca de um alimento por outro. Mas nada melhor do que aliar a fé à tranquilidade de consumir um produto que, posteriormente, não trará nenhum prejuízo à saúde. Pensando dessa forma, a Vigilância Sanitária de Caruaru realizará fiscalizações durante toda a semana a fim de garantir a segurança dos consumidores.

Fiscalização Será em feiras,mercados e lojas especializadas na venda desses pescados
(FOTO/INTERNET)
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Florêncio, é fundamental que o consumidor observe bem o produto antes de comprá-lo. É importante também verificar se quem manipula o pescado está de bata, gorro e luva. “O peixe tem que estar com os olhos brilhantes, escamas aderindo ao corpo e guelras de cor rosa avermelhada, sem nenhum tipo de gosma ou líquido”, informou.
Ainda de acordo com Florêncio, os estabelecimentos que não obedecerem as normas sanitárias do Estado serão notificados, e os produtos impedidos de serem comercializados. “Fiscalizaremos desde feiras até mercados e lojas especializadas na venda desses pescados, concluiu”.
Abaixo, algumas dicas de o que observar:

Peixe fresco:

– Estar livre de areia, pedaços de metais, plásticos e poeira ou químicos (combustíveis, sabão e detergentes).

– Não ter manchas, furos ou cortes na superfície.

– Estar com as escamas bem firmes, resistentes, translúcidas e brilhantes.

– Ter pele úmida, firme e bem aderida.

– Ter os olhos ocupando toda a cavidade, além de ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos no centro.

– Estar mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

Bacalhau:

– Ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
– Estar sem mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo.

Crustáceos:

– Ter aspecto geral brilhante, úmido; corpo em curvatura natural, rígida, patas firmes e resistentes; pernas inteiras e firmes; carapaça bem aderente ao corpo, olhos vivos e destacados.

– Estar com a cor própria à espécie, sem qualquer pigmentação estranha; não apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça.

Mariscos:

– Ser expostos à venda vivos, com valvas fechadas e com retenção de água incolor e límpida nas conchas.

– Ter a carne úmida, bem aderente à concha, de aspecto esponjoso, de cor acinzentada-clara nas ostras e amarelada nos mexilhões.

Polvos e lula:

– Ter a pele lisa e úmida; olhos vivos e salientes.

– Estar com a carne consistente e elástica.

FONTE:PREFEITURA DE CARUARU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *