Notícias

Coronavírus: Vacina desenvolvida em Israel já está nos ‘estágios finais’

Cientistas em Israel, afirmam que uma nova vacina contra o novo coronavírus está sendo desenvolvida e que será capaz de produzir um componente ativo para a droga “nos próximos dias”. De acordo com o chefe da equipe Dr. Chen Katz, os cientistas pretendem iniciar os testes em humanos em 1º de junho.



“Nós já estamos nos estágios finais e em poucos dias teremos as proteínas – os componentes ativos da vacina”, afirmou à publicação o líder do grupo de biotecnologia do Instituto de Pesquisas da Galileia (MIGAL, na sigla original).



A pesquisa é financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. Em fevereiro, o ministro Ofir Akunes já havia adiantado todas as aprovações necessárias para que o processo de finalização e comercialização da vacina seja facilitado.



De acordo com o Dr. Katz, a substância oral da droga já provou induzir altos níveis de anticorpos específicos contra a BIG, vírus que é encontrado nas galinhas, que carrega grande semelhança genética com a forma da covid-19 que afeta humanos, compartilhando do mesmo mecanismo de infecção.



“Nosso objetivo é produzir a vacina entre as próximas oito ou dez semanas, para alcançarmos a aprovação de segurança em 90 dias. Essa vacina será oral, tornando-a particularmente acessível ao público geral”, afirmou David Zigdon, presidente do MIGAL.

 

De Estadão







Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.