AgresteCaruaruCoronavírusCuriosidadesMundoNacionalNordesteNotíciasPaulo CâmaraPernambucosaúde

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em escolas, transportes públicos e farmácias de Pernambuco

O uso de máscara de proteção deixa de ser obrigatório em escolas, transportes públicos e farmácias de Pernambuco a partir da segunda-feira (19). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a utilização da proteção segue sendo exigida apenas em hospitais e serviços de saúde, como clínicas e consultórios.

Desde o dia 5 de setembro, deixou de ser exigido o uso da máscara por estudantes e profissionais que atuam nos anos finais do ensino fundamental, entre o 6º e o 9º ano. Em agosto, a liberação foi para o ensino médio.

O decreto que oficializa a liberação a partir de segunda e detalha os locais em que seguem as regras de uso de máscara vai ser publicado no sábado (17), informou a secretaria em nota.

O governo justifica a medida pela “manutenção sustentada de queda nos indicadores da doença, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratórias” no estado.



Em comunicado enviado à imprensa, o secretário André Longo disse que a vacinação foi outro fator favorável para a adoção de medidas menos restritivas. Apesar da liberação, o secretário reforçou que pessoas com sintomas gripais devem utilizar máscara, bem como quem tem 60 anos ou mais e não tomou as quatro doses da vacina contra a Covid-19.

Além disso, André Longo lembrou que Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda considera a Covid uma emergência sanitária.



Quadro epidemiológico
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a positividade para Covid-19 está menor que 1% dos exames realizados pelo Laboratório Central do estado (Lacen).

Entre 4 e 10 de setembro, o estado registrou 190 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), queda de 21% em relação à semana anterior, quando foram contabilizados 239 casos de Srag, segundo o governo.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (16) contabiliza 302 novos casos da Covid-19, sendo quadro deles Srag e 298 de pessoas com sintomas leves. Desde o começo da pandemia, Pernambuco totaliza 1.054.674 casos confirmados da doença, sendo 59.796 graves e 994.878 leves.



O estado também computou, nesta sexta, cinco mortes de pessoas com a doença. Os falecimentos aconteceram entre 15 de fevereiro de 2021 e a quinta-feira (15). Com isso, o estado totaliza 22.258 mortes pela Covid-19.



Deixe uma resposta