Notícias

UPE atinge melhor Índice Geral de Cursos de sua história

Nota 4 no IGC consolida a Universidade de Pernambuco entre as melhores do país

O Ministério da Educação divulgou recentemente o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação das instituições de educação superior no Brasil, cálculo realizado e divulgado anualmente. A Universidade de Pernambuco (UPE) obteve o melhor resultado de sua história atingindo a nota 4, considerada tecnicamente como “muito bom” pelo MEC, que pontua as instituições com notas de 1 a 5. Os números mostram o crescimento e desenvolvimento acadêmico da universidade pública estadual, resultado dos investimentos e gestões focadas no fortalecimento de seus cursos. Os números são ainda mais significativos se lembrarmos das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 para a educação no país nos últimos anos.

Diversos fatores foram importantes para a UPE chegar a este novo patamar, a exemplo de investimentos em formação e qualificação do quadro docente, a excelência dos projetos pedagógicos dos cursos e o desempenho dos programas de Pós-graduação stricto sensu, que apresentaram melhorias significativas em seus conceitos. Segundo dados divulgados pelo MEC, a UPE obteve a nota máxima (5) em dois programas de pós-graduação, o que contribuiu para o excelente desempenho da instituição. Além disso, a UPE avançou na dedicação exclusiva como regime de trabalho dos professores e na qualificação docente, especialmente no número de doutores por curso. Dados do Censo da Educação Superior de 2021 mostram que a UPE conta atualmente com mais de 1.200 professores, sendo que 59,4% possuem doutorado e 30,4% possuem mestrado. O sucesso desta qualificação docente ficou demonstrada pelo IGC divulgado.

Dos 30 cursos avaliados no último ciclo, 14 obtiveram nota 4, sendo três bacharelados e 11 licenciaturas. Isso demonstra que a UPE vem trabalhando para melhorar a qualidade do ensino em todos os seus cursos, independentemente da área de conhecimento. Ou seja, mesmo com tantas ofertas de cursos, em diferentes situações e regiões, a UPE consegue obter resultados similares, mostrando uma universidade coesa, e que executa seu projeto acadêmico com eficiência. Este novo modelo de gestão, plano de investimentos e o projeto acadêmico foram desenvolvidos durante a reitoria do prof. Pedro Falcão, tendo continuidade na atual gestão da profª Socorro Cavalcanti, e contou com o apoio decisivo do então governo Paulo Câmara, que viabilizou investimentos para a universidade.

Segundo Prof. Ernani Martins, Pró-reitor de Graduação da UPE, esse resultado representa uma nova realidade para a universidade. A Universidade pode agora buscar novas oportunidades de adesão a projetos federais e melhorias na inserção dos cursos em diferentes âmbitos, incluindo a Educação a Distância.

O IGC avalia os cursos de graduação e os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A nota 3, a qual a UPE apresentava historicamente, é considerada satisfatória, contudo está no limite médio, agora com a nota 4, a UPE sobe seu patamar, consolidando-se entre as maiores do país. Apenas cerca de 3% das universidades alcançam a nota máxima (5), o que mostra que ter chegar à nota 4 é uma demonstração de gestão eficiente e indica a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *