Notícias

Setor de serviços cai 6,9% em março e tem pior resultado para o mês desde 2011

O volume do setor de serviços caiu 6,9% em março, em comparação com fevereiro, alcançando o pior resultado do setor na série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em janeiro de 2011.



Os dados de março, divulgados hoje pelo IBGE, mostram que a retração é uma consequência das medidas de isolamento social para conter o avanço do contágio da Covid-19.



É a segunda queda consecutiva do setor, que recuou 1% em fevereiro.

Todas as cinco atividades pesquisadas tiveram quedas, com destaque para serviços prestados às famílias (-31,2%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-9%).



Os impactos observados sobre as empresas do setor de serviços foram sentidos principalmente nos últimos dez dias do mês de março, quando começaram as paralisações.

Os serviços prestados às famílias tiveram a queda mais intensa desde o início da série histórica, enquanto transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram a segunda queda mais intensa da série, ficando atrás apenas de maio de 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros.

As outras atividades que tiveram queda nesse mês foram serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,6%), informação e comunicação (-1,1%) e outros serviços (-1,6%).

Na comparação com março de 2019, o volume do setor de serviços recuou 2,7% em março de 2020, com retração em duas das cinco atividades de divulgação: serviços prestados às famílias (-33,4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,4%).

[themoneytizer id=”16539-16″]

Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *