Notícias

São João Sustentável visa fortalecer a gestão ambiental e social dos festejos juninos

Entre os muitos benefícios ambientais e sociais, três são essenciais: a redução de energia; o plantio de mudas de árvores e a arrecadação de alimentos

 

O São João Sustentável, um projeto inovador da Prefeitura de Caruaru, chega com o objetivo de tornar o Maior e Melhor São João do Mundo, também mais sustentável. A iniciativa visa fortalecer os princípios de cooperação e integração, com foco na redução, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados no evento, valorizando as pessoas e toda a cadeia de valor envolvida.

 

A iniciativa conta a participação da Rede Muda Mundo e do Transforma Caruaru e parte de uma visão sistêmica, com base na agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Organizações das Nações Unidas (ONU). Entre as metas estabelecidas para este ano destaca-se: a eficiência energética, com a atualização dos sistemas de iluminação dos polos da festa; a busca pela neutralização do carbono, por meio do plantio de árvores de maior porte e o combate à fome e a miséria, através da arrecadação de donativos e alimentos.

 

De acordo com o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Swami Lima, um dos exemplos é a renovação do parque de iluminação do principal polo do evento, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que obteve grande redução do consumo de energia elétrica. “Antes tínhamos 48 refletores consumindo 99 mil watts. Atualmente, são 40 modernos projetores em LED que consomem 38 mil watts”, explicou Swami. “Com isso, o município reduz o consumo de energia em quase ⅓ e alcança uma eficiência de 62%, com um sistema de melhor qualidade de luz e maior vida útil”.

 

Em relação ao plantio, a prefeitura vai distribuir, durante o evento, mudas e sementes de árvores e, até o final deste ano, serão plantadas três mil mudas para fazer a compensação e mitigação climática. “O objetivo é tentar reduzir o impacto, do ponto de vista ambiental, que o evento gera quanto as emissões de carbono. A meta é, ano a ano, caminhar rumo à neutralização, compensando 100% dessa emissão”, afirmou.

 

Já no quesito arrecadação de alimentos e reciclagem, Swami Lima adiantou que o Transforma Caruaru já vem atuando desde o mês de abril, por meio da entrega dos kits nas comunidades onde estão acontecendo o São João da Roça. “No ano passado foram entregues sete toneladas e meia. Nossa meta para este ano são dez toneladas. Além disso, o projeto implantará uma Central Sustentável ao lado da Estação Ferroviária, que funcionará como posto de arrecadação e base para os catadores de materiais reciclados, que atuarão nos principais polos da festa, gerando oportunidades e renda para suas famílias durante todo o mês de junho”, completou.

 

O projeto conta com apoio de mais de 20 parceiros e terá a presença inédita de caminhões interativos da Compesa e Neoenergia, que vão trazer muita tecnologia e informação para estudantes e visitantes, por meio de visitas guiadas com foco na educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *