Notícias

Redes de Territórios pela Infância atua em Caruaru para fortalecer trabalho das organizações sociais e de base comunitária

Uma parceria entre CIEDS e Instituto Neoenergia, o programa visa gerar diálogo e cooperação entre instituições que atuam em prol da criança e do adolescente

Historicamente, o Brasil tem entre seus principais desafios a superação das desigualdades sociais e dos seus impactos na infância e adolescência. A Pandemia do Covid 19 agravou ainda mais este quadro, acentuando os indicadores de pobreza e extrema pobreza. Cidade mais populosa de Pernambuco, Caruaru tem hoje 27,5% da população vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza. Deste total, quase 22 mil famílias têm renda per capita de até R$85, totalizando mais de 64 mil pessoas. Para combater essa realidade, o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e o Instituto Neoenergia, estão atuando em Caruaru com o programa Redes de Territórios da Infância (RTI), que tem como objetivo a promoção do diálogo e da cooperação entre as organizações da sociedade civil no município, potencializando, assim, a sua atuação com este público.

O trabalho intersetorial, desenvolvido por organizações sociais, em parceria com iniciativa privada e poder público é fundamental para o combate às desigualdades. Por isso, o primeiro passo do programa foi o mapeamento das entidades com atuação junto a crianças e adolescentes na região. Levantamento realizado pela equipe do RTI entre os meses de julho e setembro deste ano identificou 25 instituições, entre as áreas de atuação estão educação, saúde e assistência social, entre outros.

“O que estamos fazendo é promover a atuação em rede e articulada com atores do território de Caruaru em prol de uma agenda comum: a proteção da criança e adolescente. Nosso objetivo é estimular alianças intersetoriais entre programas públicos e privados para fomentar, ampliar e fortalecer os processos de inclusão social e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, comenta Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS.

O levantamento se desdobrou em um diagnóstico, que foi compartilhado com as organizações no I Seminário do Redes de Territórios pela Infância em Caruaru, evento que reuniu cerca de 100 representantes que trabalham em prol das crianças e adolescentes no município e provocou diálogos e sinergias entre elas. Na sequência foi realizado o Primeiro Ciclo Formativo composto pela oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Sociais com cerca de 21 organizações e coletivos culturais, além da presença da Secretaria de Políticas para mulheres e o COMDICA – Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. A próxima fase, que está acontecendo entre os dias 16 e 25 de novembro são os encontros territoriais, com o objetivo de engajar a formação de alianças territoriais para maior efetividade de suas ações e a criação de planos integrados.

“O trabalho que vem sendo realizado, pelo RTI em Caruaru é o fortalecimento de uma rede estruturada de organizações da sociedade civil e os aparelhos públicos que atendem e promovem a inclusão social de crianças e adolescentes a partir de uma escuta ativa e acolhedora, fornecendo tecnologias sociais para que os atores locais sejam capazes de atender da melhor forma o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade” diz Maria Martha Stussi, do Instituto Neoenergia.

SERVIÇO –

Para participar dos encontros, as organizações de cada território devem se inscrever no formulário ou entrar em contato a organização pelo telefone (81) 99436 7777.

O RTI prevê ainda o lançamento de um aplicativo de Guia de Oportunidades, constituição local de governança de rede; novos ciclos de encontros territoriais; acompanhamento dos planos integrados; lançamento do Fundo de Fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *