Notícias

Quer reformar o condomínio? Outono é o período ideal.

O Home Center Ferreira Costa dá dicas para realizar manutenções e reformas nesta época do ano.

Por ser um período de poucas chuvas e temperaturas mais amenas, o outono é a época ideal para que sejam realizadas as reformas necessárias nos condomínios. Isso porque as áreas comuns, como quadras esportivas, piscinas e parques, passam a ser menos utilizadas pelos moradores com a chegada do friozinho.

A primeira dica da Ferreira Costa é avaliar a fachada do prédio e infiltrações. A fachada é o cartão de visita e a principal responsável por fazer as pessoas desejarem ou não morar nele. É necessário analisar se precisa de uma boa pintura ou revestimento com cerâmica. Uma repintura sempre dá um ar de renovação no ambiente e compõe a decoração com custo baixo. Escolham tintas impermeabilizantes, elas protegem as paredes externas das fissuras e do acúmulo de mofos e algas.

Apesar de muitos condomínios optarem por pinturas devido ao baixo investimenro, revestir as fachadas com cerâmicas ou pastilhas ajuda a vedar melhor as infiltrações causadas pela umidade após o sol forte do verão. Tudo é uma questão de quanto pode-se investir e claro, bom gosto.

Outra dica do Home Center é ficar atento aos vazamentos em tubulações de água, instalação de banheiras ou falhas nos acabamentos, pois eles podem contribuir para a deterioração da alvenaria das fachadas. Quando detectadas, essas infiltrações já causaram um verdadeiro estrago.

Já os pisos das quadras esportivas são danificados pela alta frequência de uso de skates e patins no verão. O ideal é verificar os estragos deixados dessa época e aproveitar o período de chuva e frio para restaurar pisos, traves de futebol e pintura.

É também no outono que as piscinas são deixadas de lado pelos moradores, sendo o momento ideal para verificar as necessidades de alguma manutenção e realizá-la enquanto os dias mais quentes não chegam. No outono, é normal que haja o aumento da sujeira física na área da piscina, devido às chuvas e aos ventos mais fortes do período. E se há jardim ao redor dela, é normal que essa sujeira seja ainda maior, por conta das folhas das plantas e da terra carregada pelo vento. Dessa forma, é essencial fazer a limpeza externa com frequência, evitando o acúmulo desses elementos e reduzindo as chances de eles caírem na água. Por isso, varra o local ou faça a limpeza com um soprador de folhas. Só não esqueça de fazer isso em direção contrária à piscina para que nada caia nela.

O cloro é o principal responsável pela eliminação dos microrganismos, por isso deve ser aplicado toda semana para o combate a vírus, algas, bactérias e fungos e também para preservar a piscina. Outra dica do Home Center são as capas protetoras, além da segurança, elas evitam que as sujeiras externas entrem em contato com a água (o que exigiria uma frequência maior na manutenção). Os modelos térmicos, inclusive, ainda mantêm a piscina aquecida, permitindo que o espaço seja aproveitado mesmo quando o tempo esfriar.

Com a chegada do outono, os equipamentos que fazem parte da rotina de limpeza da piscina, como mangueiras, baldes, cabos telescópicos, aspiradores e a peneira, acabam ficando sem uso nessa temporada, e geralmente são guardados após utilizados com produtos químicos, levando à oxidação, rachaduras e ressecamento de forma acelerada. Por isso, depois de utilizá-las, o ideal é lavá-las com água corrente, removendo o máximo possível dos produtos químicos, e armazená-las em um local seco, arejado e longe do sol. Você evitará surpresas desagradáveis quando chegar a hora de usar esses equipamentos novamente.

Nas áreas externas dos condomínios, também não podemos esquecer dos jardins. Outono é a estação de dormência das plantas e flores, ideal para aproveitar este ciclo e realizar melhorias ou mudanças. A ausência de sol forte permite que elas se fixem e cresçam saudáveis, ficando prontas para a estação das flores. A limpeza do mesmo também é relevante nessa estação, incluindo solo, podas, plantios e enxertos. Defina os galhos da árvore que podem ser podados e remova-os, assim serão enviados da terra os nutrientes necessários para os galhos saudáveis. Busque tirar também o excesso de galhos para ajudar a circulação de ar e evitar o aparecimento de insetos e fungos.

Já a poda para moldar a árvore deve ser feita apenas uma vez por estação. Essa ação é necessária para assegurar a vida e a beleza das árvores, além de garantir mais sombra e um ambiente mais fresquinho.

As gramas precisam ser capinadas com regularidade para que fiquem bonitas e sempre verdes, evitando o aparecimento de ervas daninhas e insetos. O ideal é que o gramado seja mantido com altura de 8 centímetros. As lagartas precisam ser removidas manualmente com luvas de proteção. Utilize também arruda, um repelente natural.

Além dos cuidados necessários para a manutenção dos jardins, obras interessantes podem ser feitas para melhorar o local e deixá-lo mais atrativo. A instalação de decks, pérgolas, bancos, fontes e sistema de iluminação planejado são alguns exemplos.

O paisagismo em condomínios busca suprir a carência de espaços verdes das grandes metrópoles e aproximar os moradores à natureza. Essas áreas são locais importantes para o convívio e contemplação.

Tudo isso pode ser encontrado no Home Center Ferreira Costa. São mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração para os condôminos que procuram aproveitar a estação para reformar e melhorar os condomínios onde moram ou administram. Para que todos aproveitem esse momento, está acontecendo tanto nas lojas quanto no www.ferreiracosta.com e no app o Feirão da Construção com produtos com até 50% de desconto. Aproveita!

Sobre a Ferreira Costa:

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *