CuriosidadesEleiçõesNegóciosNordesteNotíciasPernambuco

Promessas dos políticos: Paulo Câmara cumpriu sete de 30 compromissos de campanha em três anos e meio de mandato

Em três anos e meio do seu segundo mandato como governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) cumpriu totalmente sete das 30 promessas de campanha feitas durante as Eleições de 2018. Isso representa 23,3% dos compromissos assumidos pelo gestor antes de ser reconduzido à chefia do Executivo.

As promessas consideradas no levantamento foram feitas por Paulo Câmara em entrevistas, debates, programa de governo e outras declarações, em 2018.

O governador, nesses três anos e meio, ainda não cumpriu 11 promessas. Ele executou parcialmente outras 12.

Na página especial, é possível conferir o status de cada promessa e o motivo. O andamento de cada promessa foi apurado pelo g1, que também consultou o próprio governo para obter respostas sobre os compromissos assumidos há três anos e meio.



O status de cada promessa é definido a partir dos seguintes critérios:

Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.
Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.
As promessas
A maioria das promessas de Paulo Câmara foram sobre segurança pública. O ano anterior às eleições, no último ano do primeiro mandato do governador, foi de recorde no número de homicídios em Pernambuco. Foram dez compromissos relacionados a esse tema.

Entre os compromissos estavam a criação de novas companhias independentes da PM; de um Batalhão Integrado Especializado no Sertão; de um Batalhão especializado da PM em Garanhuns, no Agreste; e uma nova Companhia Independente de Apoio ao Turismo, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul. Nenhuma dessas promessas foi cumprida.



Na área da saúde, Paulo Câmara prometeu finalizar o Hospital da Mulher de Caruaru e o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada. Ele cumpriu parcialmente essa promessa. Também disse que iria finalizar os trabalhos das unidades de Palmares, Escada, Carpina e Goiana, prometidas ainda na campanha de 2014. Nenhuma passou a funcionar.

O segundo tema mais falado por Paulo Câmara foi educação e cultura. Foram seis promessas, das quais duas foram cumpridas e outras quatro, cumpridas parcialmente. As ações concluídas foram a criação de novas escolas técnicas no interior e a ampliação do programa Educação Integrada, ainda que este último tenha sido modificado.



Por g1 Pernambuco.

Deixe uma resposta