AgresteCaruaruDicasEducaçãoGaranhunsNotíciasPaulo CâmaraPernambuco

Pernambuco oferece 62.711 vagas para alunos novatos na rede estadual; veja como fazer matrícula

O prazo para matrícula de alunos novatos na rede estadual de ensino começou nesta quarta-feira (23). Em Pernambuco, para o ano letivo de 2023, são oferecidas 62.711 vagas. Do total, 20.602 estão em escolas em tempo integral. O processo pode ser feito até o dia 23 de dezembro, pela internet.

As vagas são para os anos finais do ensino fundamental, para o ensino médio e também para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nessas etapas de ensino.

Das 62.711 vagas disponibilizadas, 9.439 estão no Recife, 14.758 nos demais municípios da Região Metropolitana e 38.514 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Não foram ofertadas vagas para as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), pois o ingresso nestas unidades é feito mediante processo seletivo.



No processo de cadastro pela internet, é preciso fornecer as seguintes informações:

nome do estudante e data de nascimento;
nome do(a) responsável legal, seja pai, mãe ou outra pessoa;
endereço de residência com CEP e telefone para contato;
escola de origem e último período letivo cursado;
escola, período letivo e turno no qual pretende estudar;
número de registro um dos seguintes documentos do estudante: carteira de identidade, CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou certidão de nascimento.
Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação do cadastro realizado e que deve ser anotado ou impresso pelo responsável. Depois, com esse número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

A efetivação da matrícula acontece de forma presencial entre os dias 2 e 13 de janeiro, quando é preciso levar a documentação até a escola. A lista de documentos pode ser consultada na internet.



A secretaria alerta que, ao concluir o cadastro, a vaga não fica mais disponível. Caso o aluno queira trocar de escola após a realização da matrícula on-line, ele deve acessar o site até o dia 23 de dezembro e, através do campo “consulte sua inscrição”, realizar a mudança. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.




As aulas têm previsão de começara em 2 de fevereiro. Para 2023 foram ofertadas 189.163 vagas para estudantes novatos, sendo que 100.297 foram preenchidas por crianças e jovens das redes municipais, processo que aconteceu no segundo semestre.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a secretaria através do telefone 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

Vagas não ocupadas:
As vagas que não foram ocupadas no período do cadastro escolar e as que não forem efetivadas em janeiro retornam para o site. Com isso, um novo período de matrícula é aberto entre os dias 18 e 22 de janeiro.



Os cadastros que forem realizados nessa segunda chance devem ser efetivados presencialmente na escola entre os dias 24 e 27 de janeiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *