Notícias

Pela 3ª semana consecutiva Pernambuco lidera ranking da transparência sobre o combate à Covid-19

Em mais um estudo liberado pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR), Pernambuco consolida-se na liderança e pela 3ª semana consecutiva ocupa o primeiro lugar entre os Estados mais transparentes em relação a divulgação das informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Em comparação com a pesquisa anterior, Pernambuco subiu de 90 para 95 pontos, índice considerado “alto”, o maior da escala.



O Ceará também ocupa a 1ª posição ao lado de Pernambuco. Em 2º lugar está o Espírito Santo. Os Estados do Maranhão, Paraná e Rio de Janeiro dividem a 3ª colocação.

A terceira avaliação do Índice de Transparência da Covid-19 registrou mais avanços do que retrocessos na divulgação de dados. 71% dos Estados melhoraram o desempenho, 21% mantiveram a pontuação anterior e os demais caíram no ranking. Dentre as principais mudanças que alavancaram as melhorias na transparência estão a criação de painéis de visualização de dados e a disponibilização das bases em formato aberto.



Apenas dois Estados caíram na terceira avaliação do Índice de Transparência da Covid-19: São Paulo e Tocantins. No primeiro caso, a administração deixou de publicar o boletim epidemiológico detalhado, que foi um dos principais fatores a influenciar a subida no ranking na avaliação anterior. Já Tocantins deixou de publicar informações sobre quantidades de testes aplicados, conforme tinha feito em boletins anteriores.

[themoneytizer id=”16539-16″]








Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.