Notícias

Para muitos, a Covid-19 abre espaço para uma nova experiência: o trabalho em casa

No Brasil, trabalhar em casa, o chamado home office, ainda não é tão comum como nos Estados Unidos ou alguns países europeus. Um levantamento divulgado no final de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 3,8 milhões de pessoas no país trabalhavam dentro de casa, ou seja, menos de 2% da população total.



Com o surto do Covid-19 e a prática do isolamento incentivada pelas autoridades de saúde, alguns brasileiros estão experimentando o home office pela primeira vez e as empresas reexaminando como elevar sua cultura corporativa para que sejam mutuamente benéficas. Ou seja, esta é uma oportunidade de provar que o trabalho remoto funciona, e bem.



Em algumas empresas de tecnologia do país, o home office já funcionava com profissionais de T.I., mas com os demais profissionais esta é a primeira vez que a metodologia está sendo empregada. “Acompanhando o número crescente de casos confirmados e suspeitos da Covid-19 na capital paranaense, aderimos a esse modelo. Todos os nossos colaboradores estão trabalhando remotamente, adaptando seus espaços em casa para suas atividades”, conta Eduardo Ferreira, diretor comercial, que conta com uma equipe de 60 colaboradores.



O diretor comercial considera ainda que não há como prever os próximos dias com a Covid-19 ou quanto tempo esse período de reclusão irá durar. “O que podemos fazer é dar continuidade a nossa vida profissional. Empresas que não permitem trabalho remoto poderão passar a apoiar essa atividade, se conseguirem provar a si que funciona. É realista imaginar que o trabalho remoto poderá se tornar mais habitual daqui para frente”, afirma Eduardo Ferreira.



Na mesma empresa, a analista de testes, Alana Graziela de Jesus, conta que sua rotina mudou bastante por conta da pandemia, e que para trabalhar em casa utiliza de alguns recursos para poder se concentrar. “O fone de ouvido me ajuda bastante, evita a distração com os ruídos que não são comuns como em um escritório. O bom é que não preciso pegar ônibus para ir trabalhar e ao fim do expediente já estou pronta para minhas atividades particulares em casa”, conta.



Manter os costumes de quando ia trabalhar no escritório da empresa é o que tem feito o desenvolvedor de sistemas, Diogo Jesus. “Coloco o despertador para tocar 45 minutos antes de começar a trabalhar. Assim posso acordar e tomar café da manhã com tranquilidade antes de iniciar. Limpo o local de trabalho com álcool em gel, regulo a cadeira de modo que fique confortável, e fecho a porta para trabalhar”, fala Diogo.



A orientação de especialistas, é que para se ter um bom desempenho no trabalho remoto, disciplina é fundamental, assim como criar um espaço confortável e exclusivo para o trabalho.

Confira então, 07 dicas para ter um bom desempenho home office:

Para quem tem criança em casa, converse e explique sobre a sua nova rotina de trabalho;

Separe a rotina profissional das demandas domésticas (cada uma no seu tempo);

Prepare-se como se estivesse indo para o escritório e arrume o ambiente para iniciar as atividades;

Delimite o seu espaço exclusivo para o trabalho e adeque seus horários de atividades;

Monte seu espaço de trabalho próximo a janela, para melhor iluminação e ventilação;

Preze por uma boa postura ergonômica, evite trabalhar no sofá, na poltrona ou na cama;

Para quem gosta, música ambiente está liberada e pode ajudar na concentração.







Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.