CaruaruNotíciassaúde

Palestra gratuita para discutir sobre ‘Saúde Mental’ e autocobrança nas redes sociais

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza, nesta sexta-feira (29), uma palestra online em alusão ao ‘Janeiro Branco’, com o tema ‘Janeiro Branco: nem tudo está sob seu controle’. O encontro virtual acontecerá das 14h às 16h30, pelo Google Meet.

De acordo com Juliana Gouveia, secretária de Políticas para as Mulheres de Caruaru, a campanha está na 8ª edição e vem tomando proporções ainda maiores devido ao ano de 2020, que foi atípico, em virtude da pandemia da Covid-19.




“Pensando nisso, a secretaria traz para o debate a questão da autocobrança, que tem causado, atualmente, mais ansiedade, estresse e depressão, principalmente nas mulheres”, afirmou, Juliana.

A secretária enfatiza que provocar essas discussões é fundamental para que a sociedade em geral desperte para a importância de cuidar da mente, num período em que as pessoas sofrem tanta pressão psicológica diante da pandemia.

O padrão de perfeição imposto pela sociedade às mulheres, por sua vez, pode trazer dentro de si sentimentos relacionados à falta de confiança para que elas realizem os seus projetos, seja no campo profissional ou pessoal, em que estão inseridas.




“Assim, é importante incentivar as mulheres a fortalecerem sua saúde mental e o cuidado de si perante às mudanças da realidade proporcionadas pela vida, para que se sintam capazes de realizar avaliações e análises pessoais sobre quais são as áreas de sua vida que precisam de mais atenção e cuidado em cada momento. A partir disso, a mulher poderá despertar e entender sobre autoconhecimento e equilíbrio emocional”, afirmou Juliana Gouveia.

Palestra

“A autocobrança pode gerar transtornos de ansiedade, bipolar e depressão, que são as doenças que mais causam adoecimento nas mulheres atualmente”, será o primeiro tema a ser abordado na palestra, que será proferida pela psicóloga Bruna Santos, pós-graduada em Terapia-Cognitiva-Comportamental, em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Na sequência, a digital influencer, Mariana Filgueira Dias, fará relato de experiência sobre sua vivência em relação à autocobrança nas redes sociais e os impactos sobre a sua vida e saúde mental.

As inscrições para a palestra podem ser realizadas através do Google Forms, pelo link http://bit.ly/janeirobranco21

 




Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.

Deixe uma resposta