Notícias

O Cristianismo de Jesus e o dos cristãos


cristianismo

O termo cristão tem sua origem em Antioquia (atualmente na Turquia) e tornou-se de uso comum bem cedo. Já aparece desde o livro dos Atos dos Apóstolos e originalmente era, com toda probabilidade, um apelido depreciativo.

A expressão “cristianismo de Jesus e o dos cristãos” encontra-se no documento formulado para o Ano da Misericórdia chamado Os Padres da Igreja e a Misericórdia. Porém algo me inquietou: nossa ideia de cristianismo seria a mesma praticada e entendida pelo próprio Jesus Cristo? Ou haveria motivos para uma devida distinção?
O cristianismo ao longo dos séculos foi presentado com três grandes pilares: Sagradas Escrituras, Tradição e Magistério da Igreja. A partir disso, é que entendemos a essência do ser cristão e colocamos em prática diversas coisas que nos assemelham ao nome que nos é dado em nosso Batismo: cristão.
Essa é uma ótica interessante de vivenciar o cristianismo, porém um elemento ainda nos assombra, responder a questões do tipo: como o próprio Cristo veria hoje o mundo? Como veria o atual cristianismo? Obviamente estamos aqui trabalhando no campo das hipóteses, contudo, ser cristão é verdadeiramente ser provocado a sair de uma determinada zona de conforto e combater o bom combate, guardar a fé (Cf. 2Tm 4, 7).

Jesus é fundador de um movimento que iria revolucionar o mundo, eis a beleza do cristianismo. Mas, em nossa condição de pecadores, devemos admitir que é, de fato, o próprio Cristo o primeiro, maior e mais verdadeiro cristão. Somos seus seguidores, carregamos este selo em nós que guardamos como que em “potes de barro”; nisso, Cristo nos fortifica e nos torna capazes de honrar o nome de cristãos. 
Como ao olhar para os mártires não sentiríamos orgulho e edificação na fé desses homens e mulheres que doaram sua vida por Cristo? Como assistirmos praticamente todos os dias os degolamentos de inúmeros cristãos pelo mundo sem darmos conta de que tais criaturas morrem por apenas não negarem o nome de cristãos?
Cristo é a nossa escola da fé para nos tornarmos a cada dia melhores cristãos e, os exemplos que ao longo da História da Igreja e cotidianamente temos nos reafirma o caminho que nos tornará “novos cristos” na terra.
Em suma, as Sagradas Escrituras, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja, alicerçado pelo testemunho dos santos é para nós hoje continuidade das ações e do pensamento do próprio Jesus Cristo. Aquilo que nos permite ousarmos nos chamar de cristãos.

Frei Walter Benício da Silva, OFMCap.
(Religioso da instituição Católica dos Frades Menores Capuchinhos e
formado em Filosofia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *