Notícias

O Amor e a Igreja

O catecismo da nossa Igreja nos mostra que Jesus Cristo nos concedeu o amor, Jesus conheceu-nos e amou-nos a todos durante sua Vida, sua Agonia e Paixão e entregou-se por todos e por cada um de nós: “O Filho de Deus amou-me e entregou-se por mim” (Gl 2,20). Podemos afirmar que foi a maior prova de amor existente na humanidade.


Com isso, vêm os questionamentos em virtude do que se pode ver hoje entre os cristãos, bem sabemos que o amor por si fala muitas coisas, seria na verdade uma inconstância tentarmos falar o papel da Igreja diante desse sentimento, pois a base da Igreja é Deus, e Deus é amor! O amor vivo e puro, o maior. Se Deus é amor e a Igreja é sustentada em Deus, o que é o amor para à Igreja?
A Igreja tem se fortalecido com um bom número de jovens praticantes, mas o mundo também por sua vez conturba a mentalidade desses, e isso vem quebrando alguns preceitos do que a Igreja tenta passar em suas catequeses. O Papa Francisco esteve há dias passados falando um pouco dessa temática, mostrando o que a Igreja deveria fazer diante dessa humanidade afetada pelo poder da mídia, e da fonte mais usada pelos jovens da atualidade a internet, falando também sobre o mandamento que CRISTO nos deixou “amai uns aos outros como a ti mesmo”.
Deus na sua infinita perfeição nos revela homens e mulheres santificados para serem porta-voz aqui na terra, mas qual seria o papel da Igreja nesse aspecto? Ele nos orientou a exercermos o amor e o perdão que na árvore genealógica podemos dizer que esses sentimentos são parentes bem próximos e podemos fazer isso buscando a interação, a aceitação que por algum motivo ou pensamento afastou esses nossos irmãos da casa do Senhor, casa essa que é aberta para todas as raças, gêneros, classes sociais.
Desde que Deus por seu cuidado infinito nos doou seu único Filho por amor a nós. “Deus é Amor” (1Jo 4,8.16), e o Amor é o primeiro dom. Ele contém todos os demais. Este amor, “Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5). Somos Igreja viva e esse é o maior motivo de amarmos nossos irmãos em Cristo. Essa é maior ligação entre a Igreja e o amor.
Frei Walter Benício da Silva, OFMCap.
(Religioso da instituição Católica dos Frades Menores Capuchinhos e
formado em Filosofia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *