Notícias

Natal de Luz em Garanhuns e aberto

Conhecida no Nordeste como “Cidade das Flores” e “Suíça Pernambucana” – o que se deve à beleza do local, ao clima serrano da cidade e às temperaturas amenas, que facilmente chegam aos 16º C à noite –, agora acumula mais um título, o de “Gramado do Nordeste”. Isso porque anualmente, há quatro anos, o município promove o Natal Luz, uma festa grandiosa que domina as atividades da cidade por quase dois meses, atraindo turistas de vários locais do Brasil. O evento este ano será foi aberto oficialmente na última sexta-feira (11), com o tema “Magia do Natal”, contando com apresentações de artistas locais e nacionais, atividades artísticas e sociais e uma belíssima decoração, que se espalha por toda a cidade, criando o clima mágico, religioso e lúdico que a ocasião pede.


Todas as peças utilizadas na decoração da cidade foram confeccionadas por artesãos de Garanhuns, que trabalharam diariamente, desde o início do ano, para garantir a qualidade de cada um dos elementos produzidos. O projeto ainda se preocupou em mesclar símbolos mundiais do Natal – como o Papai Noel, a neve, renas e trenós – com a cultura local, trazendo para a decoração o folclore através do Reisado, uma manifestação religiosa festiva que rememora a jornada dos Três Reis Magos. Assim, a decoração especial fica instalada na cidade até 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.

“Nossa proposta é levar encantamento às crianças, jovens, adultos e idosos. Tornar real esse mundo do ‘faz de conta’, abrindo o leque de possibilidades para que o público possa sonhar e imaginar. E estamos conseguindo”, diz o prefeito da cidade, Izaías Régis.

Na programação, os grandes destaques da festa são os 13 desfiles do Papai Noel, sempre aos fins de semana, às 18h, e a Casa do Papai Noel, ricamente decorada. Já na grade de atrações musicais, a festa traz nomes consagrados no cenário pernambucano, como Adilson Ramos, Altemar Dutra Jr e Orquestra Super Oara. Músicos locais, entre eles as cantoras Andrea Amorim, Kiara Ribeiro e Amanda Back também abrilhantam a festa. Para a véspera do Natal, dia 24 de dezembro, uma apresentação especial com o Natal Sanfonado, um projeto idealizado pelo músico Maciel Melo formado por mais de 20 artistas, entre eles Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andreza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e Benil. A programação musical do Natal Luz segue até o dia 31 de dezembro. Crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), também participarão da programação em vários momentos.
Com investimentos girando em torno de R$ 1,6 a R$ 1,8 milhão, o Natal Luz não traz benefícios apenas culturais. Durante os dias de festa, toda a economia do município é movimentada pelos milhares de turistas que passam pela cidade. Este ano, por exemplo, a estimativa é que o evento atraia mais de 230 mil pessoas, o que significa lotação cheia na rede hoteleira da cidade, além de constante movimentação no comércio local. “Nesta época é comum não haver vagas disponíveis nos hotéis e pousadas da cidade. Além disso, grande parte dos restaurantes passa a operar com filas de espera por causa do grande movimento do período. Os artesãos também são beneficiados e há bastante geração de empregos temporários”, comemora o prefeito Izaías.

O apelo comercial da festa é tão significativo para os empreendedores locais que o Sebrae Pernambuco criou um curso especial para o período, o Comércio Luz, que oferece oficinas sobre fluxo de caixa, redes sociais para comércios, atendimento ao cliente (a arte de encantar), vitrinismo (show de natal) e boas práticas de manipulação de alimentos. O evento ainda conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A ideia é oferecer oportunidades para todos.
Consolidado no calendário da cidade, pesquisas internas realizadas pela Prefeitura apontam o Natal Luz como o evento municipal com maior aprovação do público, cerca de 85% elegeram a festa como a mais importante e querida de Garanhuns. Para que tudo saia perfeito, a formatação do evento vem sendo trabalhada desde janeiro pelo Governo Municipal por meio das secretarias de Turismo e Cultura. A idealização da decoração coube a administradora Michelle Régis, com execução da equipe da Secretaria de Turismo, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira dama, Socorro Régis. A programação artística foi formatada pela equipe da Secretaria de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *