BrasilNotíciasPernambucosaúde

Forro do teto do Hospital da Restauração desaba e água de cano estourado atinge pacientes da unidade de trauma

Placas de gesso que compõem o forro do teto do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, desabaram na tarde desta segunda-feira (2) e a água de um cano estourado atingiu pacientes da unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado.

Também é possível ouvir gritos de pacientes e o desespero de um profissional de saúde pedindo para preparar material para intubação. Não houve feridos e o atendimento não foi interrompido, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, que informou que 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja foram removidos provisoriamente e depois retornaram.

De acordo com o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, há inúmeros problemas estruturais nas unidades de saúde do estado, o que coloca em risco as vidas dos pacientes.

“Tinham pacientes graves, intubados e que realmente estão precisando de atendimento, com risco iminente de morte, e o teto caiu, foi água para tudo quanto é canto. Infelizmente essa é a estrutura das nossas unidades de saúde. A gente vem denunciando isso e, infelizmente, o governo e as autoridades não dão atenção”, afirmou Francis.

O diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, explicou que o vazamento aconteceu em uma tubulação que extravasou na sala laranja 1 e a água terminou se espalhando também pelas salas vermelha e laranja 2. Ele afirmou que nenhum paciente sofreu danos.

“Caiu água em paciente, mas teto não. Os pacientes que estavam nas (salas) laranjas e na vermelha foram evacuados, levados para outro setor do hospital. Limpamos todas as áreas e os pacientes estão de volta e, graças a Deus, não aconteceu nada demais, está tudo está sob controle”, disse.



O diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, explicou que o vazamento aconteceu em uma tubulação que extravasou na sala laranja 1 e a água terminou se espalhando também pelas salas vermelha e laranja 2 (veja vídeo acima). Ele afirmou que nenhum paciente sofreu danos.

“Caiu água em paciente, mas teto não. Os pacientes que estavam nas (salas) laranjas e na vermelha foram evacuados, levados para outro setor do hospital. Limpamos todas as áreas e os pacientes estão de volta e, graças a Deus, não aconteceu nada demais, está tudo está sob controle”, disse.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração “se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável”. O caso aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, e “a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem”.



No texto, a SES declarou que “o problema foi pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio”. Também disse que, segundo a direção do hospital, “não houve registro de pacientes feridos ou atingidos e o serviço não foi paralisado”.

Após o ocorrido, a equipe médica removeu, provisoriamente, 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja. Segundo a SES, todos eles retornaram às salas.

“A equipe de manutenção, que também foi acionada, conteve o vazamento em poucas horas, assim como a equipe de limpeza, que higienizou o local. Por prevenção, foram retiradas outras placas de gesso até o total reparo da tubulação e recolocação das placas”, disse a SES.



Deixe uma resposta