Notícias

ENEM 2016: As questões mais fáceis e as mais difíceis da prova

A nota do Enem não vai de 0 a 1000 e não pode ser corrigida pela teoria clássica, na qual a simples contagem de acertos é a nota. Desde 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração e correção das provas. As questões ganham pesos distintos de acordo com seu grau de dificuldade e pressupõe-se que alunos que acertam as questões difíceis acertem também as fáceis. A mesma quantidade de acertos pode resultar em notas bem diferentes.

A partir das respostas de mais de 300.000 alunos no aplicativo Quero Minha Nota!, que estima a nota no exame, a Tuneduc, empresa especialista em dados educacionais, elencou as três questões mais fáceis e difíceis por área – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.


::: Ciências Humanas e suas Tecnologias :::

– As mais fáceis

(questões 33, 41 e 31 do caderno AZUL do Enem 2016)

Em todas as questões existe uma relação direta entre a alternativa correta e os conceitos ou o texto de referência, o que ajuda a responder as questões sem a necessidade de conhecimento profundo prévio sobre os temas abordados.

O tipo de tarefa cognitiva demandada é de baixa complexidade, exigindo o entendimento e aplicação de conceitos ou relações. Os objetos de conhecimento utilizados, assim como o contexto, não contribuem para a dificuldade dos itens.

– As mais difíceis

(questões 23, 14 e 35 do caderno AZUL do Enem 2016)

As questões mais complexas trabalham com relações implícitas, sem mostrar facilmente a associação entre as alternativas, os conceitos ou as relações cobradas.

Em dois casos (35/23) os textos têm compreensão mais difícil, o que pode provocar facilmente erros de interpretação. Nos dois casos, as questões exigem familiaridade com os significados apresentados para que sejam interpretados de forma correta, uma vez que a relação entre o conceito e o texto não é óbvia.

Na questão (13), o texto é mais simples, mas o conhecimento de contexto é essencial para que o aluno possa escolher entre alternativas que apresentam distratores (as alternativas erradas) muito próximos ao gabarito.


::: Ciências da Natureza e suas Tecnologias :::

– As mais fáceis

(questões 79, 89 e 87 do caderno AZUL do Enem 2016)

São questões conteudistas e com assuntos bastante frequentes em outros vestibulares, ou seja, muito trabalhados em materiais didáticos e por professores de cursinho. Os assuntos cobrados nas questões mais acertadas em Ciências da Natureza foram: ação da vacina, nomenclatura de compostos orgânicos e ação de um hormônio.

– As mais difíceis

(questões 86, 66 e 70 do caderno AZUL do Enem 2016)

Tanto a questão que aborda “ondas” quanto a que aborda o “carbono 14” trazem problematizações diferentes do que é trabalhado na escola. Em relação às “ondas”, em geral as aulas e exercícios focam na resolução de cálculos enquanto a questão trouxe uma visão mais interpretativa do fenômeno.

Já em relação ao “carbono 14” é muito comum mencionar nas aulas de Química e Biologia a sua aplicação em técnicas de datação, mas, em geral, essa apresentação factual não vem acompanhada de uma explicação técnica como a cobrada na questão.

A terceira questão apresentada aborda o uso de engrenagens e é provável que ela tenha surpreendido os candidatos por ser um assunto pouco tratado nas edições anteriores e que, por isso, pode ter recebido menor foco nos estudos.


::: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias :::

– As mais fáceis

(questões 105, 121 e 122 do caderno AZUL do Enem 2016)

São questões que se limitam aos níveis mais básicos das tarefas cognitivas, exigindo unicamente do aluno a capacidade de identificar e interpretar informações presentes nos textos. Os textos base destas questões são curtos e com a linguagem clara, o que favorece a resolução dos itens.


– As mais difíceis

(questões 100, 113 e 129 do caderno AZUL do Enem 2016)

Duas das questões mais difíceis tiveram gabaritos contestados por cursinhos, o que comprova suas complexidades. As três questões sinalizadas exigem que o aluno faça inferências a partir do texto, como captar o sentimento do autor, o que pode ser considerada uma tarefa de alta complexidade cognitiva.

::: Matemática e suas Tecnologias :::

– As mais fáceis

(questões 155, 153 e 154 do caderno AZUL do Enem 2016)

As questões abordam assuntos ensinados no Ensino Fundamental e não exigem abstrações ou sequências de cálculos. Os assuntos são: planificação, cálculo de média e razão.

– As mais difíceis

(questões 175, 178 e 169 do caderno AZUL do Enem 2016)

Duas das questões exigiam a capacidade de abstração do aluno: uma delas exigindo que ele fosse capaz de imaginar os polígonos possíveis de serem obtidos em uma pirâmide e a outra exigindo que ele traçasse uma projeção ortogonal. A capacidade de abstração costuma estar relacionada a um nível cognitivo muito além dos trabalhados em sala de aula.

A questão 169 pode ser considerada complexa por envolver várias etapas em sua resolução e exigir conhecimentos de assuntos variados (gráficos, cálculo de áreas e proporção). Provavelmente os alunos que acertaram o item demoraram mais de 3 minutos em sua resolução.

Poucas horas após a prova deste ano, o Quero Minha Nota! estimou a nota com TRI e separada por área de mais de 300 mil alunos. O app, gratuito para Android e iOS, ocupa a primeira oposição entre os mais baixados em Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *