Notícias

Doenças circulatórias podem causar danos irreversíveis em idosos

Com o avanço da terceira idade a atenção com o sistema circulatório deve ser redobrada. Com o avanço da idade ocorre o processo de envelhecimento e o corpo começa a mostrar debilidades. os pacientes mais idosos têm uma chance maior de apresentar alterações em todo o sistema circulatório.



É necessário atenção redobrada à parte arterial, devido à aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias, que causa obstrução do fluxo de sangue), à parte venosa, com as famosas varizes, e à parte linfática, com o linfedema (inchaço no braço ou na perna, causado por um bloqueio do sistema linfático).

De acordo com o cirurgião vascular e angiologista, Dr. Luiz Halley, a aterosclerose, por exemplo, se acentua nas pessoas com mais de 60 anos. “Ela causa uma obstrução do fluxo que leva o sangue para o coração, cérebro, rins e pernas, podendo acarretar na diminuição da quantidade de sangue nestas regiões, afetando o equilíbrio entre oferta e demanda e podendo causar uma doença irreversível”, alerta.



Desta forma, os idosos precisam tomar mais cuidados diários com uma alimentação saudável (pouco sal e gordura, e muitas frutas, verduras e legumes), e atividades físicas regulares. A atividade física diária é muito importante para a saúde da circulação, além de fortalecer os músculos que auxiliam as veias a retornar o sangue ao coração. Somente as pessoas que apresentam limitações não devem realizar exercícios. É importante que o tipo de atividade seja feito conforme orientação médica, pois alguns pacientes se beneficiam mais de exercícios aeróbicos e outros de musculação.

Ainda segundo o cirurgião vascular Dr. Luiz Halley, muitas vezes é possível identificar a doença antes de qualquer sintoma. “As pessoas que começam a apresentar claudicação ao realizar atividade física, por exemplo, devem tomar cuidado, pois este é um indício muito comum de problema circulatório e, infelizmente, muitas passam a diminuir os exercícios ao invés de procurar tratamento. Extremidades frias, principalmente os pés, também são sinais de doenças circulatórias”, afirma.







Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.