Notícias

Caruaru recebe 800 testes rápidos para Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caruaru adquiriu testes rápidos para verificar o novo coronavírus. Eles chegaram na tarde desta quinta-feira (09) e serão destinados aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no cuidado a pacientes com suspeita de covid-19, em especial aos das UPAs e Hospital Manoel Afonso. Nesta primeira remessa vieram 800 testes e outros 1600 devem chegar nos próximos 15 dias.



Os profissionais de saúde elegíveis para fazer o teste serão aqueles que tiveram síndrome gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade de respirar) e estão afastados de suas atividades por esse motivo.



Os testes serão realizados entre 10 a 14 dias após o início dos sintomas, para aumentar a sensibilidade do teste.

“Essa medida é importante para identificar os profissionais de saúde que podem ter contraído o COVID-19 e também para eles sentirem mais segurança e trabalharem com mais tranquilidade”, explicou o secretário de saúde de Caruaru, Francisco Santos.



Os profissionais de saúde que estão apresentando sintomas a partir desta semana poderão realizar o teste RT-PCR a partir do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde.

As pessoas com síndrome respiratória aguda grave também estão sendo testadas a partir de protocolos já estabelecidos.







Ceça Ricarte

Ceça Ricarte - Jornalista de formação, com mais de 15 anos de experiência, nas mais diversas áreas que o Jornalismo se propõe. Natural de Recife, mas que escolheu Caruaru para amar e viver! Entre idas e vindas, está fixa na Capital do Forró há 12 anos.