Notícias

Câmara de Caruaru, aprova fim de voto secreto

Nesta quinta-feira (10) a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma reunião histórica. Por unanimidade os vereadores aprovaram, em discussão única, o Projeto de Resolução nº 653/2015, de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB), modificando o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa (Resolução nº 522/2003) e abolindo a votação secreta nos casos de perda de mandato, decoro parlamentar e apuração de responsabilidade. Na reunião passada, os parlamentares já haviam aprovado, também por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 643/2013, de autoria do mesmo vereador, solicitando modificação no Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 554/2010) para acabar com o voto secreto nos casos de perda de mandato, decoro parlamentar, apreciação de veto e eleição da Comissão Executiva.



O fim do voto secreto, defendido por vários parlamentares, foi considerado uma importante conquista pelo presidente Leonardo Chaves (PDT), que destacou o fortalecimento da transparência nas ações parlamentares.

Também foram aprovados os projetos de lei apresentados pelo vereador Ricardo Liberato (PDT) para nominação de ruas nos bairros Maria Auxiliadora e Manoel Bezerra Lopes. No Maria Auxiliadora, foram criadas as ruas Professor José Sebastião Tôrres, José Mendes da Silva, Risete de Oliveira Santos e Eulália Duarte Borges. Já no Manoel Bezerra Lopes foram criadas as ruas Telma Lúcia Ribeiro, Professora Maria de Lourdes Nascimento Pontes, Severino Ferreira de Morais, Ulisses Cavalcante, Professora Izabel Ferreira da Silva e Professor Anselmo Fernando de Assis Barbosa.
Por sua vez, o vereador Cecílio Pedro (PMDB) teve aprovados requerimentos solicitando reposição de calçamento nas proximidades do Caruaru Shopping; reparos na rede elétrica do Bairro Indianópolis; retirada de metralhas na Rua Professor José Cassimiro, também no Indianópolis; construção de posto de saúde em Brejo Velho e reparos na rede elétrica da Rua 5, na Cidade Jardim, enquanto que o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) teve aprovado voto de aplauso ao presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Demóstenes Batista Veras, Marcos Adriano da Silva, pelo trabalho social realizado por ele junto àquela comunidade.

Tribuna 

O primeiro parlamentar a usar a tribuna foi o vereador Marcelo Gomes, presidente da Comissão Parlamentar de Legislação e Redação de Leis. Marcelo falou do projeto de resolução que altera o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, aprovado nesta reunião, que aboliu o voto secreto também nos casos de perda de mandato, quebra de decoro parlamentar e apuração de responsabilidade.

A falta de segurança, mais uma vez, foi o principal tema dos discursos dos vereadores. Heleno do Inocoop (PRTB) subiu à tribuna e fez um apelo ao governador Paulo Câmara para que melhore a segurança pública no município. O apelo de Heleno foi replicado pelos vereadores Rodrigues da Ceaca e Edjailson da Caru Forró, ambos do PRTB, que cobraram uma atitude do governo do Estado. “O que eu percebo é que o cangaço voltou, com outra cara, mas voltou”, disse Edjailson sobre a quantidade de assaltos que estão ocorrendo na cidade.

Após a aprovação da Ordem do Dia, a reunião foi encerrada pelo presidente Leonardo Chaves, que convocou a próxima sessão para as 20h da quinta-feira (17). Neste dia, também será realizada, às 9h da manhã, uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *